Com o aumento das tensões entre Rússia e Ucrânia, as autoridades bielorrussas anunciaram que tropas russas chegaram ao país para realização de “exercícios de prontidão de combate”.
Conforme a publicação realizada pelo Meganoticias, as autoridades afirmaram que estas ações ocorreram em virtude do aumento da tensão com os países ocidentais e com a Ucrânia.
Em depoimento, o porta-voz do ministério declarou: “Os próximos exercícios de preparação e combate vão ocorrer devido ao agravamento da situação político-militar ao redor do mundo, além das tensões na Europa, em especial nas fronteiras oeste e sul da Bielorrússia”.
As tensões militares seguem crescendo nas regiões de fronteira
A primeira etapa desta ação deverá ocorrer entre os dias 17 de janeiro e 9 de fevereiro, e corresponde ao envio de tropas russas e bielorrussas para “áreas ameaçadas”. A intenção é a proteção da infraestrutura estatal e militar, além de garantir a segurança do espaço aéreo.
Entre os dias 10 e 20 de fevereiro deverá acontecer a segunda etapa dos exercícios, batizada de “Determinação da união 2022″, fazendo referência direta à aliança russo-bielorrussa. Estas atividades deverão acontecer em diversas bases militares na Bielorrússia.
Confira também
- Vídeo: veja o exato momento em que tsunami atinge a região costeira de Tonga
- Avestruzes em fuga! Mais de 80 aves invadem as ruas de uma cidade; assista
- Ataques deixam ao menos 200 mortos na Nigéria
- Relatos de tiroteios e ‘corpos espalhados pela rua’ surgem após as tropas de Putin invadirem o Cazaquistão
As atividades militares foram anunciadas por Alexander Lukashenko, presidente da Bielorrússia, na última segunda-feira.
Ele justificou a necessidade dos exercícios militares devido ao reforço do NATO na Polônia e países bálticos, nas regiões fronteiriças da Bielorrússia e também devido as crescentes tensões com a Ucrânia.