Social

Vídeo que mostra sucuri fêmea matando macho levanta dúvidas, mas é real

Cena surpreendeu!

Reprodução (Instagram)

Os vídeos de sucuri, a maior cobra do Brasil, fazem sucesso na Internet, mas uma gravação recente causou dúvidas entra os usuários.

ANÚNCIO

“Algum biólogo de plantão pode nos ajudar com esse rolo? É sucuri fêmea matando o macho? Ou do mesmo sexo?”, questionou o pessoal da página @pecuaria_rondonia, que publicou o vídeo no Instagram.

A gravação mostra uma cobra grande se enrolando em outra, como se tivesse a intenção de matá-la por meio da constrição.

Confira as imagens:

As imagens voltaram a viralizar, mas são de junho de 2021, quando um grupo de pescadores flagrou as sucuris na lagoa de Lucas do Rio Verde, norte de Mato Grosso.

De acordo com o Metrópoles, quem flagrou a cena impressionante foi Luan Bortoloso Negrini, que de longe pensava que a cobra estava atacando um passarinho. Ele se surpreendeu ao ver que se tratava de um macho da mesma espécie.

“A sucuri maior estava mordendo a cabeça da outra que era bem menor. Para não assustá-la, nos afastamos do local”, contou em entrevista.

Henrique Abrahão Charles, conhecido como o biólogo das cobras, comentou o assunto e mencionou que esse comportamento - que pode terminar em canibalismo - acontece principalmente no período reprodutivo, quando os machos são atraídos pelas fêmeas por um feromônio.

ANÚNCIO

O rastro de cheiro para atrair ou sinal químico para atrair o macho, faz com que eles constantemente “provem” o ar com a língua para captar as mensagens olfativas de uma fêmea.

Durante reprodução, é possível ver diversos machos (de 2 a 12) enrolados em uma fêmea. Uma disputa em câmera lenta em busca da oportunidade de acasalar. Nem sempre o mais forte vence, pois a sucuri adulta é muito mais forte e tem esse poder.

Veja a partir do minuto 1:15:

Confira mais:

É importante lembrar que as sucuris são cobras vivíparas e podem parir mais de 50 filhotes numa gestação de oito meses, com tamanhos entre 60 cm e um metro de comprimento. As fêmeas sempre são maiores que os machos.

Você pode ver a seguir o parto de uma sucuri, a partir do minuto 2:15:

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias