Social

Estudante britânica de 19 anos é acordada com bombardeio em Kiev

Estudante de política, a jovem Valentina Butenko retornou à Ucrânia há algumas semanas para oferecer apoio durante a crise de segurança.

Valentina Butenko é estudante de política e retornou à Ucrânia para oferecer apoio ao país
Valentina Butenko é estudante de política e retornou à Ucrânia para oferecer apoio ao país (Reprodução / Twitter)

A jovem Valentina Butenko, de 19 anos, foi acordada na madrugada desta quinta-feira (24) com o som do bombardeio realizado pelas tropas russas em Kiev.

ANÚNCIO

Conforme publicação do The Mirror, Valentina está estudando política na Unversity College London, em Londres, mas há algumas semanas a jovem retornou à Ucrânia para oferecer ajuda diante da crise de segurança no país.

Em declaração ela relatou o horror de acordar com os sons das bombas utilizadas no ataque desta madrugada, realizados após um discurso do presidente russo Vladimir Putin.

Como consequência do bombardeio, milhares de pessoas tentam desesperadas sair de Kiev e imagens das estradas completamente bloqueadas e abarrotadas por carros foram compartilhadas nas redes sociais.

“Acordei nessa manhã com o som de uma explosão.”

—  Valentina Butenko

Segundo Valentina, que mora próximo a Kiev, o impacto dos ataques aparenta ser devastador. “Eu moro nos arredores de Kiev, então acho que deve ter sido muito grande para conseguir ouvir daqui”.

“Tenho ouvido explosões intermitentemente desde as 5 da manhã, o céu se iluminou algumas vezes, embora pareça estar mais calmo agora”, declarou a jovem.

A jovem retornou o país para oferecer ajuda diante da crise

Valentina, que está próximo a Kiev junto de seu pai, foi orientada por ele a partir para a região oeste da Ucrânia, local que ele acredita ser mais seguro.

ANÚNCIO

No entanto, ela afirma que muitas pessoas estão deixando a capital ucraniana o que está fazendo com que as estradas que levam para fora da cidade fiquem completamente bloqueadas pelos veículos e impossibilitando a fuga.

Ao ser questionada sobre seus sentimentos em relação ao ataque, a jovem declarou: “Esta manhã foi algo que eu não estava esperando, muitas pessoas nunca se viram em uma zona de guerra”.

“Mas o espírito geral na Ucrânia, nas últimas semanas, e também para mim particularmente, nos motiva a proteger nosso país”, declara Valentina.

“Não estou em pânico, confio em nosso exército e sei que protegeremos a Ucrânia”.

—  Valentina Butenko

Para a jovem estudante, a Ucrânia é um país rígido em sua cultura no que diz respeito a lidar com conflitos, “As pessoas aqui estão se preparando mentalmente para a guerra”.

Diante da situação de seu país, ela pede aos demais países que ofereçam uma resposta “unilateral” para o ataque russo.

“Eu realmente gostaria de ver todo o Ocidente, o Reino Unido especialmente, oferecendo uma resposta unilateral e realmente forte. Não importa a forma em que seja moldada, seja apoio militar, financeiro ou sanções incrivelmente duras”, afirma a jovem.

Para ela, é importante para o povo ucraniano receber o apoio dos demais países e isso demonstra que “a luta pela soberania e democracia vem de todos os lados”.

Leia também:

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias