Uma mudança na lei ameaça colocar centenas de influenciadores australianos sem trabalho. A agência reguladora de medicamentos da Austrália, a Therapeutic Goods Administration, atualizou suas regras de publicidade para este ano e agora proibirá influenciadores de redes sociais possam receber qualquer forma de pagamento (em dinheiro, serviços ou bens) por falar bem de produtos terapêuticos.
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Entre outras coisas, os influenciadores não poderão mais dar depoimentos pessoais para anunciar protetores solares, shakes de proteína, vitaminas, suplementos ou medicamentos para a pele, incluindo produtos para clarear a pele. Os influenciadores poderão falar sobre os benefícios desse tipo de produto, mas agora terão que fazê-lo gratuitamente ou correm o risco de ter problemas com a lei.
A relação entre estrelas de mídia social e produtos de saúde é controversa há anos, especialmente na Austrália. Em 2015, por exemplo, Belle Gibson, uma das maiores influencers do país que afirmava ter vencido o câncer por meio de nutrição e suplementos alimentares, se tornou uma das personagens mais odiadas pelas pessoas, quando foi revelado que nunca teve a doença.
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A nova lei começará a ser aplicada em 1º de julho e terá efeito retroativo. O que significa que os influenciadores precisam remover qualquer postagem antiga que viole a regra de suas redes sociais e, no processo, perderão milhares de dólares.
Estima-se que essas estrelas da web ganhem entre US$ 1.000 e US$ 10.000 por postagem, disse Jessy Marshall, fundadora da agência especializada em beleza e moda australiana Hive HQ, ao Sydney Morning Herald.
A nova lei não significa que a publicidade nas redes sociais acabou, já que os influenciadores podem anunciar produtos, desde que adicionem hashtags ou palavras à publicação que deixem claro que se trata de um anúncio pago. O que eles não podem fazer por qualquer motivo é incluir depoimentos ou recomendações pessoais se estiverem sendo pagos por isso.
No momento, os regulamentos se aplicam apenas a produtos relacionados à saúde, mas é possível que outras agências governamentais australianas apliquem medidas semelhantes, para que influenciadores de outras áreas possam ser afetados no futuro.