Uma das maiores cobras do mundo foi encontrada dentro de um carro em uma loja de Salvador, na última sexta-feira (22).
O animal foi retirado entre o motor e a caixa de marcha em uma oficina mecânica pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal (GCM), segundo o G1.
O animal é da espécie jiboia (Boa constrictor) e foi descoberto no capô do carro pelo dono do veículo. Ela media 2,5 metros e pesava 15 quilos e não apresentava nenhum tipo de ferimento, mas estava muito assustada.
Por isso, o animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para posteriormente, ser devolvido para a natureza.
Veja as imagens:
A jiboia está entre as cinco maiores cobras da Amazônia brasileira, dividindo espaço com a sucuri, papa-pinto, surucucu e salamanta.
A jiboia é uma cobra que não é venenosa e pode chegar a ultrapassar 4,5. Assim como a sucuri, também conhecida como anaconda, a usa a constrição para matar a presa, apertando-a até causar uma parada circulatória.
Ela não é uma cobra que não é venenosa e se alimenta de lagartos, pássaros e mamíferos, preferencialmente os adultos, e também pode ser atraída por ratos ou aves domésticas.
Assim como qualquer outro animal selvagem, seu modo de defesa pode assustar, pois ela retrai a cabeça e o pescoço para dar um bote potente, em forma de S e reproduz assobios longos e altos, chamados de “o bafo da jiboia”.
Este ano, um vídeo mostrou um encontro surpreendente com uma jiboia na praia do Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, a cobra foi encontrada devorando uma gaivota, mas acaba caindo do topo de uma pedra quase na cabeça de quem está curtindo a praia.
O biólogo Henrique, famoso no YouTube como o “Biólogo das Cobras”, comentou as imagens e falou sobre o animal.
“Jiboia existe até em ambiente urbano. Não é incomum alguém flagrar uma jiboia morando em um parque urbano ou algo parecido. E elas se viram. Não comem só gaivota, comem também rato de esgoto se der mole, come até um pombinho e se tu der mole, pode ser o seu gatinho que vai virar janta”, alertou.