No última terça-feira (14), ativistas de direitos dos animais fizeram o resgate de uma cadela de nome Moana que estava sofrendo maus-tratos em um condomínio de alto padrão na cidade de Sorocaba (SP). Conforme mostrado Pela TV TEM, as denúncias foram feitas por vizinhos que testemunharam as agressões. “Já faz algum tempo que alguns moradores ouvem barulhos estranhos vindos da casa, do local onde aconteceram os fatos. Barulhos esses de choros, gritos de cachorro. A gente sempre achou muito estranho” disse um morador à TV.
ANÚNCIO
Veja o vídeo da cadela Moana logo após o resgate:
O vídeo gravado por um morador na noite da segunda-feira (13), um dia antes do resgate. De acordo com as testemunhas, o animal é um filhote e sofre agressões frequentes desde que chegou no local. Eles ainda informaram que os tutores possuem outros três cães.
As imagens a seguir são fortes e mostram a cadela sendo chutada e chorando:
Após os ativistas resgatarem o animal, a defesa da tutora se manifestou em nota na última quarta-feira (15). Veja o texto:
“[...] A defesa esclarece que após as denuncias de maus-tratos amplamente divulgadas na mídia tradicional e nas redes sociais: a suspeita prontamente aceitou e recebeu a visita, em sua casa, de um dos maiores e mais sérios ativistas da causa animal da América Latina, a quem foi facultada a vistoria completa e irrestrita do local; por ocasião desta visita, por decisão conjunta, houve a entrega consentida de Moana aos cuidados deste ativista, que se comprometeu, pessoalmente e através de seu instituto, com a realização de exames veterinários completos e de bem cuidar da cadela até a cabal elucidação dos fatos; na mesma oportunidade, este ativista e seu assessor constataram o excelente estado de saúde e os bons cuidados que são garantidos aos demais animais pertencentes à suspeita, os quais seguem sob sua tutoria, ante a ausência de qualquer risco à suas vidas e integridade física, conforme decisão tomada em conjunto entre as partes. Comprovadamente garantido o bem-estar de todos os animais, a suspeita, que está a plena disposição das autoridades, prestará esclarecimentos em sede policial, após o que a defesa estará à disposição para maiores esclarecimentos. Sendo o que havia, por ora, a esclarecer, e na esperança de que a garantia do bem-estar animal fora devidamente demonstrada e atestada inclusive pela participação de um dos maiores representantes da causa no país, apresentamos a presente nota à imprensa. Sorocaba.”
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abriu um inquérito para que o caso fosse investigado.
ANÚNCIO
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA TAMBÉM:
⋅ Comportamento inadequado de vizinhos está tirando uma família do sério
⋅ “Agora podemos levá-los para casa e nos despedir com amor”, diz esposa do jornalista morto