A existência do besouro poderia facilmente ser apenas uma “história para boi dormir” caso não tivesse sido registrada. Dentre as folhas de uma goiabeira, o pequeno “objeto” metálico prendia-se na natureza. Com o sol refletido sob sua matéria, o que parecia ser um pedaço de cromo polido começou a... engatinhar? Relato extraído do portal The Dodo.
A pequena matéria dentre os galhos da goiabeira demonstrou possuir vida. Michael Farmer foi um homem de sorte por ter encontrado uma raridade daquelas. Um dos besouros mais exclusivos do mundo, Chrysina Limbata, espécie conhecida por suas asas prateadas e reflexivas.
Farmer ficou atordoado quando se deparou com ele. Ao pegar o bichinho na mão, o besouro parou de se mover e fingiu-se de morto. Sendo assim, o homem que o encontrou pôde analisá-lo melhor.
“Fiquei impressionado com o quão bonito era. Nunca vi nada parecido”, disse Farmer ao The Dodo. “[Era] como um espelho. Reflexo totalmente impecável no besouro”, disse ele. “Verdadeiramente uma das coisas mais bonitas que já vi.”
Veja mais: Cachorro espera clientes de sua dona na porta da loja para cumprimentá-los com ‘aperto de mão’
O destino do pequeno prateado
O homem veio a saber mais tarde que tais tipos de besouros são muito raros de serem encontrados. A espécie sofreu perda de habitat com o tempo, além de ser capturada e vendida a colecionadores. Por sorte, este não foi o destino, pois as intenções de Farmer para com ele eram contrárias a qualquer tipo de comercialização.
“Eu não acredito em vender criaturas vivas assim”, disse Farmer ao poupar o bichinho de um final triste. “Eu o coloquei de volta na árvore e ele voou rapidamente.”
Embora possa não ver mais o besouro novamente, a memória do bichinho ficará guardada na mente de Farmer. “Eu não sou muito de inseto”, disse ele. “[Mas] ainda estou impressionado com isso. Mal posso esperar para ver outro”, concluiu.