A designer Alexis Devine, que mora em Seattle, nos Estados Unidos, diz que conseguiu realizar o sonho da maioria dos donos de pets: se comunicar com sua cachorrinha. Ela treinou Bunny a se expressar por meio de uma placa eletrônica, que transmite a mensagem assim que o animal aperta um dos cerca de 100 botões (veja abaixo). Assim, a dona garante que a cadela consegue “falar” sobre seus sonhos, pedir por brincadeiras e até mesmo a avisar quando está sentindo alguma dor.
Em entrevista ao jornal “The Mirror”, Alexis contou que desde que Bunny era filhote, com oito semanas de vida, ela passou a treiná-la para se comunicar por meio da placa. Desde então, a cadela demonstrou ter cada vez mais habilidades na hora de “falar” com a dona.
“Nos últimos três anos ela conseguiu comunicar algumas coisas incríveis, como quando ela ficou com uma planta chamada de ‘rabo de raposa’ presa na pata ou uma infecção no ouvido”, contou.
Um vídeo postado por Alexis em seu perfil no Tik Tok, que tem 8 milhões de seguidores, mostra Bunny se expressando pela placa. Ela pressiona os botões quando quer “falar” algo, quando vai responder a alguma pergunta feita pela tutora ou quando quer fazer perguntas.
Segundo Alexis, a cachorrinha já chegou a falar sobre seus sonhos e até a pedir por um abraço. “Ela é capaz de perguntar sobre pessoas e animais que não estão presentes. Ela também me conta sobre seus sonhos, como quando se aventurou em um reino distante (...) e claro que ela pode simplesmente pedir um abraço ou uma brincadeira”, destacou a dona.
A designer destacou que o objetivo de treinar a cachorra foi sempre o de poder entender o que se passa na cabeça dela. “Meu objetivo sempre foi me comunicar com ela de todas as maneiras possíveis para facilitar e tornar o nosso relacionamento o mais próximo possível”, disse.
A dona afirma que Bunny é muito inteligente e sensível e que a comunicação entre elas acontece facilmente por causa da “relação de confiança” que estabeleceram ao longo do tempo.
“Você precisa de uma compreensão sólida das comunicações intrínsecas de seu aluno, seus gostos e desgostos. Você vai querer escolher palavras que sejam específicas para seu relacionamento e para seus interesses”, acrescentou Alexis.
A designer ressaltou, ainda, que para que a comunicação seja efetiva é preciso que o treino seja feito com frequência e o tutor precisa conversar usando as palavras que espera que o animal entenda.
“Expor frequentemente ao seu ‘aluno’ quais são as palavras que ele usará irá ajudá-lo a construir associações. Converse com ele regularmente!”, concluiu Alexis.
LEIA TAMBÉM: