Um escândalo para os finlandeses: a primeira-ministra Sanna Marin foi criticada por seus compatriotas por aparecer bebendo e dançando em um vídeo, gravado em uma festa particular que ela concedeu em na residência oficial.
A repercussão do caso foi tamanha que, na última quarta-feira (24), ela precisou vir a público para se desculpar. “Na minha opinião, aquela foto não deveria ter sido tirada. Eu peço desculpas por isso”, declarou Marin em entrevista a rede de TV finlandesa YLE.
Contudo, a premiê de 36 anos de idade ainda alegou que não fez nada de errado, considerando que a foto foi feita durante suas férias de verão, entre amigos, e que não foi utilizada o interior da residência, apenas a área da sauna.
“Esta semana não foi fácil. Tem sido difícil. Mas quero acreditar que as pessoas olham para o trabalho que fazemos, e não para o que fazemos no nosso tempo livre”, disse, afirmando que é “humana” e que o foco das atenções deveria ser o seu trabalho.
A oposição chegou a pedir um exame toxicológico em busca de drogas, mas o resultado mostrou que ela tinha ingerido apenas álcool.
Entre os brasileiros, a notícia repercutiu em tom de piada, claro. “Eu tenho quase certeza que tudo isso é um plano do Ministro do Turismo pra galera ir visitar a Finlândia”, disse um internauta.
“Na Finlândia deve-se viver tão bem que o grande problema do país é a primeira-ministra divertir-se”, escreveu outro.
″Bom dia, azarados conterrâneos, q não nasceram na Finlândia, cujo maior escândalo e problema é uma dança desengonçada da primeira ministra”, pontuou um terceiro.
Já outros levaram o assunto mais a sério. “Imagina não poder dançar numa festa só por ocupar um cargo público? Agora imagina se fosse um homem”, apontou uma internauta.
Leia também: Psicóloga relata caso de assédio de falso paciente: ‘estava se masturbando’