Uma foto de uma senhora de 92 anos está viralizando nas redes sociais, por conta de problemas que ela está apresentando na pele após passar décadas utilizando protetor solar apenas no rosto, mas não no pescoço.
O registro foi retirado de um artigo acadêmico e mostra a diferença da qualidade da pele. A pesquisa informa que a mulher em questão teve esse hábito acompanhado durante um período de 40 anos.
A mulher não é identificada, mostrando apenas bochecha e o pescoço do seu lado direito. Veja:
O artigo aponta que essa diferença é mais do que apenas visual, mas também foi constatada através de exames clínicos: “com diferença marcante do dano solar”.
O paper é focado em prevenção ao câncer de pele, apontando que, apesar da diversidade de fatores que podem causar a doença, o envelhecimento da população fará com que seja mais comum casos de tumores do tipo.
“O envelhecimento é um indutor discreto e potente de câncer de pele que precisa ser abordado sistematicamente para melhorar a prevenção no futuro”, diz o texto da pesquisa.
A pesquisa foi realizada pelo cientista Christian Posch, do Departamento de Dermatologia da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha.
Os resultados do estudo foram divulgados pelo Journal of The European Academy of Dermatology and Venereology, em outubro do ano passado.
Ao ver seu trabalho viralizando nas redes sociais - ainda que meses após a publicação - Posch celebrou. “Feliz por ver esta foto circulando! Incrível!”, escreveu em sua conta no Twitter, neste sábado.
Ele também pede que seus seguidores leiam o artigo na íntegra. “Luz ultravioleta é uma coisa, envelhecimento é outra!”, ressaltou.
Leia também: Frutas ajudam a melhorar a saúde mental, disse estudo de universidade britânica