Feiticeira de Santa Catarina, militar do Distrito Federal... E se cada estado brasileiro tivesse seu próprio personagem de luta? Um ilustrador fluminense deu asas à imaginação e criou um protagonista para cada unidade da federação.
ANÚNCIO
Gustavo Almeida tem 19 anos de idade e mora em Magé, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele criou o projeto “Ordem e Porrada”, em que se inspira nas bandeiras dos estados do Brasil para dar vida a lutadores, com traços típicos dos universos de animes, mangás e games.
Até o momento, ele ilustrou metade das unidades federativas. O pontapé inicial foi a Bahia, representada por uma mulher negra capoeirista inspirada no personagem Eddy Gordo, da série Tekken.
Embora todos tenham suas particularidades - cada detalhe é um easter egg sobre a cultura regional do estado representado, tradicional e contemporânea - alguns personagens se destacam pela ousadia de Gustavo.
O protagonista do Espírito Santo, por exemplo, é um homem trans. O ilustrador se aproveitou da coincidência da bandeira do estado ser parecida com a bandeira do movimento trans, ao mesmo tempo em que adicionou uma tatuagem de beija-flor (ave símbolo do estado) e um cinto de casacas (instrumento musical capixaba).
Já o Pará recebeu uma lutadora que teve sua roupa inspirada em Joelma, principal popstar do estado. A arma nas costas é uma referência à Cabanagem (movimento de independência liderado pelo estado) e a mão que se transforma faz uma alusão ao folclore, bem como ao açaí.
Segundo Gustavo, as dicas que recebe dos seguidores são fundamentais. “As pessoas sabem muito do lugar onde elas vivem, sempre puxando coisas do fundo do baú, termos e palavras locais. É muito legal ler as ideias e detalhes que eu não posso deixar de colocar”, disse ele, em entrevista ao jornal Estado de Minas.
ANÚNCIO
Confira todos os desenhos já divulgados até o momento:
Leia também: Música de ‘La Casa de Papel’ virou símbolo de luta de mulheres no Irã