Um entregador de aplicativo de Manaus teve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) rasgada por dois policiais, durante uma abordagem. O momento, flagrado por uma juíza, foi filmado e as imagens estão viralizando nas redes sociais desde a última terça-feira (27).
ANÚNCIO
A magistrada gravou a abordagem violenta no último domingo (25), em dois momentos. O primeiro deles mostra um motoboy estacionado em uma calçada, entre dois policiais.
Um deles permanece na rua, com a arma em punho. O outro segura a mochila do entregador, se aproxima do rosto dele e grita “tá tirando onda com a polícia?”, seguindo com palavrões.
Passado um tempo, o agente que apontava a arma dá um tapa no motoboy e pede para ver a CNH dele. O policial pega o documento, rasga-o e devolve os pedaços. Tudo isso foi acompanhado pela juíza pela sacada de seu prédio.
Já o segundo momento mostra a própria magistrada tirando satisfação com os policiais. Eles se justificam, dizendo que o entregador teria se recusado a descer da moto.
Um deles chega a dizer que o motivo para a abordagem violenta era uma forma de precaução: “a gente não sabe se ele tem uma faca, um revólver”.
Nota da Secretaria de Segurança Pública
ANÚNCIO
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) emitiu uma nota à imprensa. Segundo o jornal Correio Braziliense, foi aberta uma investigação. Confira a nota na íntegra:
“A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) informa que tomou conhecimento do fato e determinou instauração do processo administrativo disciplinar pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da instituição para que o caso seja devidamente apurado e que as medidas administrativas em relação ao ocorrido sejam tomadas.
A PMAM ressalta que não compactua com eventuais desvios de conduta praticados por seus policiais. A Corregedoria-Geral da SSP-AM acompanha o processo disciplinar a ser instaurado pela PMAM. A SSP-AM também reforça que não compactua com quaisquer desvios de conduta de agentes da Segurança Pública estadual, tendo o dever legal de apurar o fato”.
Leia também: Estados brasileiros ganharam personagens de luta por ilustrador; confira