Um vídeo mostrou um encontro com uma cobra que abre a boca de forma curiosa para espantar seu oponente e se tornou viral recentemente no Instagram.
ANÚNCIO
O perfil dedicado a esses animais, @snake._.world trouxe as imagens de uma hognose oriental (Heterodon platirhinos), mas o resposavel pela gravação foi Loopy, um jovem que mostra sua rotina com diversos animais em Louisiana, nos Estados Unidos.
“Uma cobra hognose oriental (Heterodon platirhinos) que encontrei algumas semanas atrás, presumivelmente caçando sapos ao redor de uma pequena piscina em um local onde nunca havia encontrado antes”, escreveu nas redes sociais.
Veja a seguir como esse animal impressiona ao abrir completamente sua boca:
Segundo o Reptile Guide, essas cobras são conhecidas por suas exibições cinematográficas de autodefesa que incluem sons, ponta do rabo sacudindo como uma cascavel, pescoço achatado, boca aberta e também a impressionante tática de se fingir de morta.
Ela é considerada levemente venenosa e sua peçonha não é perigosa para os humanos. Devido ao porte pequeno e a posição de suas presas, ela não consegue injetar facilmente e precisa “mastigar” por vários minutos para liberar uma quantidade considerável de veneno.
Com uma dieta baseada em sapos, seu veneno é quase especificamente administrado em anfíbios. Como os sapos inflam seus corpos de ar, inchando para evitar serem comidos, essas cobras desenvolveram “presas” especializadas em estourar sapos na parte de trás da boca e injetam seu veneno enquanto “esvaziam” esses animais.
Para essa espécie, esse mecanismo garante que sua refeição não se torne perigosa. Recentemente, Henrique, conhecido como o Biólogo das Cobras no YouTube, mostrou como uma cobra acabou estourando ao tentar engolir um rato muito maior que ela.
Confira no vídeo a seguir: