Social

Copa do Mundo: Seleção croata viraliza cantando música de banda que apoia neonazismo

Não é a primeira vez que jogadores se envolvem nesse mesmo tipo de polêmica

Copa do Mundo
Seleção croata de futebol (Foto: Reprodução/Twitter)

Após ser derrotada pelos argentinos na semifinal da Copa do Mundo, a seleção croata segue viralizado nas redes sociais com um vídeo polêmico, em que os jogadores cantam uma música de uma banda abertamente neonazista.

ANÚNCIO

As imagens estão circulando desde a última segunda-feira (12) e, apesar do fracasso contra Lionel Messi, muitos internautas estão chocados, na verdade, com a celebração do europeus.

A música em questão é “Za dom spremni” (algo como Pronto para o lar/terra, em língua portuguesa), de uma banda chamada Thompson. Ela é de autoria de um cantor do mesmo nome, cujo nome real é Marko Perkovic.

A letra da música faz referência a Ustase, uma organização paramilitar nazista, bem como a Herceg-Bosna - um território dentro da Bósnia-Herzegovina, país vizinho da Croácia, que era habitado majoritariamente por croatas.

Também faz referência a um período da Segunda Guerra Mundial em que os croatas criaram campos de concentração, onde sérvios, bósnios, judeus e ciganos eram aprisionados.

Perkovic já foi processado diversas vezes por fazer apologia ao nazifascismo na Croácia.

Apesar disso, essa não é a primeira vez em que a seleção do país se envolve na mesma polêmica: em 2018, quando os jogadores eliminaram a mesma Argentina por 3 a 0 na Copa da Rússia - placar inverso ao do jogo desta terça-feira (13) - o zagueiro Dejan Lovren compartilhou um vídeo em que ele e seus colegas contavam a música “Bojna Cavoglave” (Batalhão de Cavoglave, em língua portuguesa), do mesmo artista.

ANÚNCIO

Essa música também faz apologia ao nazifascismo, com uma letra nacionalista e xenófoba.

Croácia na Copa

A seleção croata eliminou o Brasil na última sexta-feira (9), após empatar nos últimos minutos do segundo tempo da prorrogação e levar a melhor nos pênaltis. Contudo, não foi párea para a Argentina, perdendo de 3 a 0.

Agora, aguarda o perdedor do jogo entre França e Marrocos, na próxima quarta-feira (14), para disputar o terceiro lugar da Copa do Catar.

Leia também: Copa do Mundo tem segunda morte de jornalista durante cobertura do evento

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias