Uma mulher flagrou uma cena que a chocou em seu quintal em Sinop, no Mato Grosso, essa semana. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela se deparou com uma jiboia, uma das maiores cobras do mundo, devorando um animal.
A empresária Edinete Bahiano Menezes dos Santos se deparou com o réptil de dois metros engolindo um gato da vizinhança e, assustada, pediu imediatamente ajuda aos vizinhos.
De acordo com o G1, ela conseguiu ver apenas as patas do felino e quando populares levaram a serpente para fora da sua casa, ela acabou regurgitando o gato, que por sua vez também vomitou um rato.
A equipe do o Corpo de Bombeiros chegou ao local para resgatar a cobra e fez um vídeo no local. A jiboia foi libertada na natureza novamente.
Confira o vídeo que mostra a captura da jiboia:
Apesar de gatos serem rápidos e predarem muitas espécies, eles podem se tornar presas de algumas cobras de maior porte.
Veja também: Vídeo mostra pescador dando de cara com sucuri e colocando pé perto da cabeça dela
A jiboia está na lista de cobras grandes e pode chegar a medir até 4,3 metros de comprimento. Ela é encontrada nas tocas secas ou tropicais do território brasileiro e não é venenosa.
Assim como a píton e a sucuri, a primeira e a segunda maior cobra do mundo, ela usa a constrição para matar a presa, apertando-a até causar uma parada circulatória.
Não é incomum que a jiboia seja flagrada em ambiente urbano e quase sempre está atrás de uma presa para se alimentar. Como é um animal carnívoro, sua dieta quase sempre é baseada de mamíferos roedores de pequeno porte, alguns anfíbios, aves, outros répteis, como lagartos, e também de ovos de outros animais.
Quando entra em modo de defesa, ela retrai a cabeça e o pescoço para dar um bote potente, em forma de S e reproduz assobios longos e altos, chamados de “o bafo da jiboia”.
Confira o “o bafo da jiboia” a seguir:
Veja todos os vídeos e textos sobre sucuris, caninanas ou outras cobras impressionantes!