Ao sair da casa de uma amiga, Belle Bermúdez se deparou com uma mulher na rua que a levou até um cãozinho, mais tarde nomeado de Swiftie, escondido em alguns arbustos, com o intuito de descobrir se era familiar. Após olhar o animal, ela percebeu que o filhote necessitava de auxílio. Relato extraído do portal The Dodo.
ANÚNCIO
“Seu pelo era muito longo e emaranhado e cobria totalmente os olhos”, contou Bermúdez ao The Dodo. “Minha vizinha me deu uma coleira sobressalente, que usei para pegar Swiftie e tirá-la da colina onde ela subiu quando tentei abordá-la pela primeira vez. Ela estava com muito medo e não se movia, comia ou bebia água enquanto alguém estava perto dela.”
Ao procurar por um microchip na cachorrinha, a fim de identificá-la, nada foi encontrado. Sendo assim, a levou para casa e recebeu ajuda de um amigo com o banho e a tosa do pet. Após os cuidados iniciais, descobriram que o animal escondia um segredo: estava grávida.
Tomada de decisão e flagra em câmera
Até então, Bermúdez e seu marido não sabia ao certo como agir em relação ao animal. Mas ao descobrir sua gravidez, decidiram levá-la a uma instituição de cuidado de animais.
“Dessa forma, eu poderia ter certeza de que ela e seus filhotes seriam bem cuidados”, disse Bermúdez. “Planejei levá-la lá assim que abrissem, às 10h da manhã seguinte.”
Quando a manhã chegou, Swiftie agia de modo estranho em frente às câmeras que o casal montou para observá-la. Ao prestarem mais atenção, descobriram que o animal já havia iniciado o parto ali mesmo.
Assista:
ANÚNCIO
“No começo, entrei em pânico, mas de alguma forma o modo mãe assumiu o controle”, disse Bermúdez. “Peguei toalhas e liguei para a amiga que me ajudou a arrumá-la… Ela chegou lá antes que o terceiro e o quarto chegassem e me ajudou a limpá-los e a cuidar da mamãe.”
Leia mais:
Mamãe de sete
No final do parto, foram contabilizados sete filhotes que nasceram de Swiftie. Foram eles: Traffic Light, Lover, Augustine, Lavender, Haze, Cowboy e Saturn.
Embora o objetivo inicial tenha sido transferir os animais ao resgate, mudaram de ideia à medida em que Bermúdez e sua família foram se apegando aos bichinhos.
“Decidi originalmente mantê-los por dois ou três dias para que Swiftie pudesse se recuperar do trabalho de parto”, contou Bermúdez. “Aí os dois pequeninos começaram a perder peso, e comecei a suplementar com fórmula e Nutrical e decidi mantê-los por cinco a sete dias até que todos se estabilizassem. Então isso se transformou em 10 a 14 dias. Então decidimos que iríamos os acolher durante as oito semanas e encontraríamos lares para todos. Tanto [meu] marido quanto eu nos preocupamos em garantir que eles crescessem e prosperassem.”
A princípio, levar o animalzinho para a casa seria apenas uma ajuda pontual, com o objetivo de levá-lo ao resgate. No entanto, os dias de Swiftie e seus filhotinhos se estenderam no lar de sua socorrista.