Social

Alerta: Golpes com vozes familiares clonadas usando Inteligência Artificial aumentam

Trazemos dois casos preocupantes.

Estafas por clonación de voz
Golpes clonando voz de parentes com IA Inteligencia Artificial

O avanço da Inteligência Artificial tornou-se uma faca de dois gumes. Se a visão positiva é enorme, a negativa não para de crescer: neste último campo estão as fraudes com vozes familiares clonadas.

ANÚNCIO

A rede CBS publicou recentemente o caso da estadunidense Jennifer Destefano, que recebeu uma ligação desesperada de sua filha Brianna, de 15 anos. Não era ela, mas sim uma clonagem realizada com IA.

Ela disse: “Mamãe, esses homens maus me pegaram, ajuda-me, ajuda-me, ajuda-me”, relatou Destefano. “E este homem ficou muito agressivo, ‘Estou com sua filha’. Foi então que entrei em pânico”.

Secuestro
Sequestro Imagen genérica

A pessoa exigiu o pagamento de um milhão de dólares. Felizmente, Destefano percebeu a tempo, contatou sua filha e evitou a fraude.

"Uma voz é como uma impressão digital. Essa é a impressão digital única que está sendo explorada e transformada em arma. Tem que parar", disse Destefano à CBS.

Quando isso acontece com pessoas mais velhas, as fraudes geralmente têm sucesso para os criminosos.

O caso dos avós diante da “gravidade” do neto

Pode ter sido o caso de Ruth Card e Greg Grace, de 73 e 75 anos, que contaram o que aconteceu ao Washington Post. Uma voz similar a do seu neto Brandon ligou dizendo que estava na prisão, sem carteira nem celular, e que precisava de dinheiro para pagar a fiança.

ANÚNCIO

"Definitivamente tivemos essa sensação de... medo... que precisamos ajudá-lo agora mesmo", disse Ruth ao jornal americano. Os dois saíram para o seu banco em Regina, Saskatchewan, para sacar 3 mil dólares canadenses.

Cuidado con las estafas
Cuidado com os golpes Imagen genérica

Como esse era o limite estabelecido na entidade, foram para outro banco para sacar mais dinheiro.

Mas um gerente do banco percebeu a situação e os levou para a sua sala: outro cliente tinha recebido uma ligação similar. A voz tinha sido clonada por Inteligência Artificial e a pessoa do telefone, muito provavelmente, não era seu neto.

Como evitar sofrer golpes de clonagem de voz de Inteligência Artificial?

Frente a este tipo de situações, a recomendação sempre é manter a calma e tentar verificar por outro meio se realmente é o familiar que está ligando.

Recentemente publicamos no FayerWayer as recomendações de Niklas Myhr, professor da Universidade de Chapman, para evitar ser enganado pela clonagem de voz.

Un chico en durante una llamada telefónica.
Cuidado com golpes (Ana Lukenda/freepik)

A primeira: acordar com seus entes queridos uma palavra secreta que sirva como chave em casos de pressão.

E a segunda: desconfie sempre, seja cético em relação a esse tipo de circunstância.

Deixamos o link com as recomendações do Myhr abaixo.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias