Social

Alegando inocência, Anthony Sanchez é executado por assassinato de estudante

Condenado por assassinato de estudante da Universidade de Oklahoma em 1996, ele foi executado após prova de DNA

Anthony Sanchez, condenado pelo assassinato brutal de Juli Busken, um estudante de dança da Universidade de Oklahoma em 1996, foi executado em Oklahoma (EUA). A execução ocorreu após anos de investigação e análise de provas de DNA que ligaram Sanchez ao crime, informou o New York Post.

Publicidad

Sanchez, de 44 anos, foi executado por injeção letal na Penitenciária Estadual de Oklahoma, em McAlester, às 10h19 (horário local) desta sexta-feira, 22/9. O caso, que ficou sem solução por muitos anos, finalmente viu um desfecho quando o DNA encontrado na cena do crime foi comparado ao de Sanchez, que estava cumprindo pena de prisão por roubo.

Apesar de sua alegação de inocência, Sanchez optou por não buscar clemência junto ao Conselho de Perdão e Liberdade Condicional do Estado. Durante sua execução, ele manteve sua declaração de inocência, criticou seus ex-advogados e agradeceu aos apoiadores presentes, incluindo seu conselheiro espiritual e o grupo anti-pena de morte Ação Pena de Morte.

As evidências de DNA foram cruciais para as declarações de Sanchez, comprovando sua ligação ao estupro e assassinato de Juli Busken. Seu corpo foi encontrado próximo ao Lago Stanley Draper, em Oklahoma City, após ter sido sequestrado, em 1996.

Embora tenha havido conclusões de contaminação das provas de DNA e de erro na comunicação da força das provas a um júri, o procurador-geral do Estado, Gentner Drummond, afirmou que as provas eram conclusivas.

Ele tem a chance de um perfil genético coincidir aleatoriamente com o de Sanchez era de 1 em 94 trilhões entre os hispânicos do sudoeste.

Oklahoma e a pena de morte

Sanchez é o terceiro prisioneiro a ser executado em Oklahoma neste ano, após a retomada da pena de morte pelo estado em 2021. O Estado teve problemas em suas execuções no passado, incluindo o uso incorreto de drogas letais. A próxima execução programada em Oklahoma está marcada para 30 de novembro.

Esse caso destaca a importância da análise precisa de provas de DNA na resolução de crimes antigos e também levanta questões sobre o sistema de justiça criminal e a pena de morte nos Estados Unidos.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias