Social

‘Mosca maldita’ que ameaça as frutas no Brasil provoca pânico e é uma das mais perigosas do mundo

Não sendo nativa do Brasil, a mosca-da-carambola não possui inimigos naturais que controlem sua população

Mosca maldita
Crédito (wellington/Adilson Lopes Lima/Embrapa)

Uma mosca levou o Ministério da Agricultura a declarar estado de emergência fitossanitária em quatro estados brasileiros: Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.

ANÚNCIO

Conhecida como mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), ela é considerada uma das pragas de frutas mais perigosas do mundo, como detalhado pelo site G1.

A mosca-da-carambola se reproduz mais rapidamente do que outras espécies de frutas, sendo capaz de colocar 48 ovos, enquanto a mosca-da-goiaba, por exemplo, deposita no máximo dois.

Além disso, essa espécie não se restringe à carambola, afetando mais de 20 hospedeiros no Brasil, como manga, goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, laranja, além de frutos amazônicos, como taperebá, biribá, ajuru e abiu.

Não sendo nativa do Brasil, a mosca-da-carambola não possui inimigos naturais que controlem sua população, conforme ressaltado pela chefe de pesquisa da Embrapa Amapá, Cristiane Ramos de Jesus. Essa falta de controle natural resulta em prejuízos significativos às plantações, afetando a renda dos agricultores, as exportações de frutas e a alimentação das comunidades.”

Ainda de acordo com as informações, o Ministério da Agricultura orienta que a identificação de frutas danificadas por larvas ou infestação de moscas em fruticulturas sejam comunicadas às agências de inspeção estaduais e federais.

Com informações do site G1

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias