Bali, na Indonésia, é famosa rota turística por suas praias paradisíacas conhecidas no mundo mundo todo, mas atualmente quem se aventura na região para queimar o corpo ao sol dourado tem uma surpresa: montanhas de detritos se juntam no que deveria ser uma areia branquinha e o mal cheiro é insuportável.
São os ‘tsunamis de lixo’ trazidos pelas monções, a época de chuvas torrenciais que atinge todo o sul da Ásia. As monções são basicamente meses de chuvas abundantes que podem cair várias vezes por dia entre novembro e abril e nesta época a mais famosa praia da região, Kuta, é inundada de lixo trazido pela enchente.
Os tsunamis de lixo ocorrem todos os anos e já se tornou comum, segundo os moradores da região, ver turistas nadando entre garrafas de plástico e sacolas de supermercado boiando na praia, maculando a água cristalina e a praia de areias brancas, como é descrito o local nos demais meses do ano.
“Todos os anos, na estação das monções, a areia fica coberta com todo tipo de lixo. Os turistas vêm para cá por causa das praias das quais ouviram falar e o que encontram é muito diferente. Fazemos o nosso melhor para limpar a área, mas parece que estamos perdendo a luta contra o lixo, com mais lixo chegando a cada dia”, afirmou um comerciante que tem um bar em Kuta, segundo o site “Daily Star”.
A fama de paraíso de Kuta vem sofrendo muito com o acúmulo de sujeira e centenas de turistas avisaram nas redes sociais para que evitem esse local, já considerado como a “praia mais desorganizada, feia e imunda” que existe. " Depois de ouvir como esta praia era bonita, decidi vir, mas agora me arrependo. Em toda a praia estava cheio de lixo”, afirmou um turista britânico.

