Social

Nova raça de cachorro cativa o mundo com seu grande sorriso

Cães de corpo alongado e pelagem curta têm a forma de um corgi reduzido

Um Lancashire heeler AP (AP)

Diga olá para a nova raça de cachorro: lancashire heeler, a mais recente a ser reconhecida pelo American Kennel Club.

ANÚNCIO

A organização anunciou no dia 3 de janeiro que esta raça de cão pastor já pode participar em milhares de exposições caninas nos Estados Unidos, incluindo o renomado evento do Westminster Kennel Club.

É pequeno em tamanho, grande em atividade, conhecido pelo seu ‘sorriso’ e já está pronto para competir com outras 200 raças de cães.

Esses cachorros de corpo alongado e pelagem curta, frequentemente preta e marrom, têm a forma de um corgi em tamanho reduzido, medem cerca de 30 centímetros de altura nos ombros e pesam até 7,7 quilogramas.

Historicamente, eram ajudantes nas fazendas, tanto para conduzir o gado como para espantar ratos, e hoje em dia participam de uma série de esportes e atividades caninas.

““São cachorrinhos valentes e muito inteligentes”, diz Patricia Blankenship, de Flora, Mississippi, que os cria há mais de uma década. “É uma raça muito agradável”.

A descrição oficial ou padrão da raça, na linguagem do mundo canino, exige que sejam “valentes, alegres, carinhosos com o dono”, e os proprietários dizem que os heelers felizes às vezes retraem os lábios em um ‘sorriso’.

ANÚNCIO

São "extremamente versáteis" e participam de todo tipo de atividades, desde o trabalho olfativo até concursos de mergulho em docas, afirma a presidente do United States Lancashire Heeler Club, Sheryl Bradbury.

Mas aconselha que um Lancashire Heeler "tenha um trabalho", seja um esporte canino organizado ou simplesmente passear e buscar com seus donos.

Os cães se beneficiam de conhecer pessoas e outros cães diferentes, acrescenta Bradbury, que os cria em Plattsmouth, Nebraska.

Os lancashire heelers remontam-se a séculos atrás na Grã-Bretanha, onde agora são considerados uma "raça autóctone vulnerável" em perigo de extinção em sua terra natal.

Nos últimos anos, o Kennel Club britânico registrou em média apenas 121 lancashire heelers por ano, e o American Kennel Club afirma que existem apenas cerca de cinco mil no mundo todo.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias