Social

Até seu suor incomoda: jovem com alergia extremamente rara à água se recusa a tomar banho devido condição

Loren Montefusco, de 22 anos, foi diagnosticada com urticária aquagênica e diz que vida foi arruinada por doença

Jovem possui alergia à água
Até seu suor incomoda: jovem com alergia extremamente rara à água se recusa a tomar banho devido condição Imagem: reprodução Instagram (@lorenmontefusco)

Loren Montefusco deu mais detalhes de como é sua rotina convivendo com uma alergia extremamente rara à água. A jovem de 22 anos revela que se arranha inteira para aliviar a coceira e as queimações após o mínimo contato com o líquido.

ANÚNCIO

Devido a condição, conhecida como urticária aquagênica, Montefusco diz em seu TikTok que evita ao máximo tomar banho e, quando isso acontece, apenas cinco minutos já são o bastante para a alergia começar.

Início das reações

Loren relata que notou a reação à água pela primeira vez aos 12 anos e o diagnóstico de urticária aquagênica veio com 19.

Segundo o site ‘O Globo’, a doença é extremamente rara e atinge 1 a cada 230 milhões de pessoas no mundo. Os principais sintomas são: coceira, manchas vermelhas e urticária (irritação na pele) ao entrarem em contato com a água.

Com o tempo, a jovem explica que sua condição piorou e atualmente os sintomas estão mais graves. Ela não pode frequentar piscinas, hidromassagens, tomar banho de mar e até mesmo seu próprio suor a incomoda.

LEIA TAMBÉM: Paralisia de Bell: Fernanda Gentil mostra procedimento realizado para conter paralisia facial

“Evito ao máximo tomar banho, mas achei nojento tentar não tomar banho, mas tive sorte de encontrar um grupo nas redes sociais de outras pessoas que também se recusam a tomar banho. Isso me faz sentir menos nojento. Tentei me lavar com um pano e água, mas ainda usa água e causa uma reação alérgica, então geralmente tenho que usar lenços umedecidos”, explica Loren.

ANÚNCIO

Após os banhos, a jovem precisa se vestir rapidamente, pois o ar que atinge a pele pode elevar a dor.

“Eu tento ao máximo não sentir coceira, mas não consigo evitar. É horrível. Parece que a coceira está bem abaixo da superfície da minha pele. Eu só tenho que aguentar. Nada ajuda ou impede e pode durar até uma hora”.

Foto no Instagram levanta dúvidas

No Instagram da jovem, muitas pessoas se questionaram sobre a alergia, já que em algumas fotos ela aparece no mar ou piscina.

“É você quem tem alergia à água?! Basta ler um artigo com sua foto. Não parece que sua vida foi arruinada”, escreveu uma pessoa. Loren então respondeu:

“Tenho sorte que isso não me afeta 24 horas por dia, 7 dias por semana!”.

Sobre a doença

A causa da urticária aquagênica não é extremamente precisa, mas a literatura médica acredita que a condição é causada por um alergênico ou produto químico presente na água, e não à própria água.

Devido aos baixos números de casos, ainda não se sabe a melhor forma de tratar a doença, mas terapias com anti-histamínicos, tratamentos com luz ultravioleta, esteroides, cremes que atuam como barreira e banhos de bicarbonato de sódio são indicados.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias