Social

Poderia ser o fim dos cães salsicha? Governo alemão estuda proibir a criação desses cães

O projeto de lei visa proibir a criação de cães com anomalias esqueléticas como parte da Lei de Proteção Animal

Governo alemão estuda proibir a criação desses cães Pixabay

Os cães salsichas, como são popularmente conhecidos, já foram protagonistas de filmes, desenhos animados e até personagens principais de livros. Mas agora os Dachshunds, como é o nome da raça, podem estar chegando ao fim.

E por quê? Porque o governo alemão apresentou um projeto de lei que busca proibir a criação de cães com anomalias esqueléticas como parte da Lei de Proteção Animal.

Ou seja, pretende-se proibir a "criação por meio de tortura" e assim interromper a reprodução de raças com predisposições genéticas a sofrer certas doenças, como aquelas que afetam os cães salsichas na coluna vertebral.

A Associação Canina Alemã (VDH), clube canino da Alemanha, manifestou-se contra este projeto. "A proposta inclui muitas mudanças sensatas para o bem-estar dos animais, mas também deixa muito espaço para interpretação no design. Tanto é assim que, em casos extremos, qualquer cão que difira visualmente do tipo original de lobo logo poderia estar na lista de proibidos na Alemanha", declarou em um comunicado.


Por outro lado, eles enfatizam que também poderia ser proibida a reprodução de cães de patas curtas, como beagles, jack russell terriers e shelties.

Perros Salchichas eran utilizados en la Antigua Roma | Foto: Referencial
Dachshunds foram usados ​​​​na Roma Antiga Referencial

Uma raça alemã

Esta fisionomia dos cães salsicha é devido a uma mutação genética conhecida como bassetismo, que dá aos exemplares membros curtos em relação ao tamanho do corpo.

O dachshund de tamanho padrão foi desenvolvido para farejar, perseguir e afugentar texugos e outros animais que vivem em tocas, enquanto o dachshund em miniatura foi criado para caçar animais pequenos como coelhos e ratos.

Devido ao comprimento da coluna vertebral, o risco de lesões pode piorar em caso de sobrepeso. Para prevenir danos, é recomendável que esses cães não pulem ou subam e desçam escadas.

Últimas Notícias