Social

Altas temperaturas causam 90 mortes e quase 2000 casos de insolação no México

São esperadas temperaturas elevadas em várias regiões do país

Ante las altas temperaturas, se recomienda usar sombrilla (Cuartoscuro).
Ante las altas temperaturas, se recomienda usar sombrilla (Cuartoscuro). Instagram (Daniel Augusto)

Na atual época de calor no hemisfério Norte, foram registrados 1.937 casos relacionados a problemas causados pelas altas temperaturas e 90 mortes por insolação no território mexicano.

ANÚNCIO

De acordo com o Relatório Semanal de Vigilância Epidemiológica de Temperaturas Extremas da Secretaria de Saúde, as entidades que apresentam óbitos por golpes de calor são:

  • Veracruz com 25 mortes
  • Tabasco com 15
  • Tamaulipas com 13
  • Novo Leão e San Luis Potosí com 10
  • Hidalgo com 5
  • Oaxaca com 4
  • Querétaro com 2
  • E Baja Califórnia, Campeche, Chiapas, Guanajuato, Guerrero e Sonora com um óbito cada.

As altas temperaturas não vão parar

Durante o fim de semana, os canais de baixa pressão prevalecerão sobre o noroeste e norte do México, situação que resultará em ventos muito fortes com possível formação de redemoinhos em Chihuahua, Durango, Coahuila, Nuevo León, Tamaulipas e San Luis Potosí.

Além disso, as previsões meteorológicas também indicam temperaturas elevadas em várias regiões do país. Na Cidade do México, Estado do México, Zacatecas, Aguascalientes, Guanajuato, Querétaro e Quintana Roo, são previstas temperaturas entre 30 e 35 °C.

Enquanto na Baixa Califórnia e em Sonora enfrentam um prognóstico ainda mais severo com temperaturas que poderiam atingir os 45 °C.

No que diz respeito a Baja California Sur, Chihuahua, Coahuila, Nuevo León, Tamaulipas, San Luis Potosí, Sinaloa, Michoacán, Guerrero, Oaxaca, Veracruz e Campeche, são esperadas temperaturas máximas entre 40 e 45 °C. Em Durango, Nayarit, Jalisco, Colima, Hidalgo, Puebla, Morelos, Chiapas, Tabasco e Yucatán, as temperaturas variarão entre 35 e 40 °C.

Por esta razón, as autoridades têm reiterado a importância de seguir recomendações básicas para evitar golpes de calor, como manter-se hidratado, evitar a exposição prolongada ao sol, usar roupas leves e de cores claras, e prestar especial atenção a crianças, idosos e aqueles com doenças crônicas, que são os mais vulneráveis aos efeitos das altas temperaturas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias