Em caso incomum na China, quatro professores universitários foram esfaqueados enquanto estavam em um parque público. O caso aconteceu na segunda-feira (10) e foi confirmado nesta terça-feira (11) pelo Ministério das Relações Exteriores chinês.
ANÚNCIO
Os professores são da Cornel College, de Iowa (Estados Unidos) e realizavam um intercâmbio cultural entre universidades. Um cidadão chinês suspeito pelo crime foi preso.
Em entrevista à CNN internacional, o irmão de uma das vítimas disse que ele passa bem. Não há informações sobre o estado de saúde dos outros professores.
“Conversei com David há alguns minutos, ele está se recuperando dos ferimentos e está bem”, disse Adam Zabner.
Turista chinês também fica ferido
Ao perceber o ataque, um turista chinês que estava no local e tentou ajudar o grupo também acabou ferido, segundo a polícia. O crime ocorreu em um parque da cidade de Jilin, nordeste da China.
“Caso isolado”
Para o Ministério das Relações Exteriores da China, o ataque foi considerado um caso “isolado e aleatório”, mas pode ter ligação com motivações políticas. Uma investigação foi aberta.
“A polícia considerou, de forma preliminar, que foi um caso isolado. Outras investigações estão em curso”, disse o porta-voz do ministério, Lin Jian.
ANÚNCIO
No país asiático, crimes deste tipo são considerados raros e ataques a estrangeiros são muito menores do que em outros países da Europa ou nos Estados Unidos.
“A China é geralmente reconhecida como um dos países mais seguros do mundo” e garantiu que as autoridades continuarão adotando “as medidas adequadas para proteger a segurança de todos os estrangeiros”, disse o porta-voz, que completou afirmando que este “caso isolado não afetará o desenvolvimento normal das interações entre os povos da China e dos Estados Unidos”.