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Ponto por ponto: o que seu currículo deve ter para não fracassar na busca por emprego

Uma especialista esclarecerá suas dúvidas

Imagen referencial de hoja de vida
Imagem referencial de recursos humanos (Pexels)

Se você faz parte das estatísticas de desemprego, neste artigo podemos ajudá-lo a começar desde o início enquanto procura por um emprego: seu currículo. Consultamos uma especialista em Gestão de Talentos para que você possa criar um excelente resumo profissional e ser o primeiro candidato a ser chamado para a entrevista.

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Em uma única página

De acordo com Rossana Narváez Espinoza, que é Consultora Sênior de Gestão de Talentos, o primeiro erro que cometemos ao fazer nosso currículo é ter várias páginas. Tudo deve ser resumido em apenas uma.

“Em caso de cargos operacionais ou posições de entrada, no máximo duas páginas. Para cargos de média gerência e gerenciais, o currículo é um suporte visual para que o recrutador possa encontrar as informações necessárias rapidamente, tanto para triagem manual quanto se a empresa usa sistemas ATS”, explicou ao Metro.

O que são os ATS?

Narváez destaca que são softwares para automatizar os processos de seleção, (Applicant Tracking System), "cuja funções incluem: criar anúncios, publicá-los em diferentes plataformas online, receber as candidaturas dos solicitantes, comparar os candidatos e descartar automaticamente aqueles que não atendem aos requisitos".

Adicione que os “mais sofisticados filtram as palavras-chave que constam nas descrições de cargo e selecionam aqueles que possuem as habilidades e competências específicas para o cargo”.

Foto: sorriso autêntico

A especialista sugere também que a foto tenha uma validade não superior a seis meses. Isso evitará que, ao chegar a uma entrevista, o candidato pareça diferente da imagem no currículo.

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Como deve ser a foto?

  • Sorriso autêntico e olhar para a frente. Imagem da cintura para cima, a cores, sem cobrir o rosto com óculos ou enfeites.
  • Fundo neutro que não distraia (branco ou preto).
  • Vestuário adequado ao setor e cargo para o qual se candidata.
  • Evitar, sempre que possível, selfies, fotos desfocadas e imagens distantes.
  • Tamanho sugerido de 400 x 400 PX.
  • A fotografia está localizada no canto superior esquerdo.

Formato Word

A melhor ferramenta para elaborar seu currículo é o Microsoft Word. Ao salvá-lo, você deve fazê-lo em formato PDF para poder enviá-lo para os portais e páginas da web.

Outra sugestão valiosa é que subir o currículo em plataformas como Canva, "não é a prática mais lucrativa para os candidatos, já que os portais de emprego e os sistemas ATS não podem discriminar gráficos, figuras, formatos especiais, o que faz com que o currículo seja descartado e não seja visualizado pelo recrutador".

Dados pessoais

  • Nomes: Completos, à direita da foto. Sugere-se que sejam dois nomes e dois sobrenomes para diferenciar homônimos.
  • Contatos: Número de celular. Endereço de e-mail: nome.sobrenome@gmail.com. Link do perfil do LinkedIn.

Perfil profissional e experiência

Narváez afirma que o candidato deve ser claro e conciso na redação do resumo profissional e das conquistas, "adaptando-o a cada oferta para a qual enviará a candidatura". Portanto, ele destaca esses dados para expandir no currículo:

  • Perfil profissional: Escreva um resumo de três a cinco linhas explicando o que você faz, metodologias, sistemas, ferramentas que domina e utiliza para gerar resultados. A última linha deve conter um exemplo de resultados em termos econômicos, economia de tempo ou melhoria de processos.
  • Experiência profissional: Em maiúsculas, escreva o nome do cargo que ocupou ou ocupa atualmente. Seguido do nome da empresa, cidade-país, a data de início do relacionamento laboral - data de término do mesmo. Neste enunciado, lembre-se de começar pela experiência atual em direção às anteriores, em ordem decrescente, incluindo experiências profissionais de até 10 anos atrás. Descreva as conquistas mais destacadas em cada função (de duas a quatro no máximo). Destaque as habilidades-chave solicitadas aos candidatos nos anúncios de emprego.
  • Formação acadêmica: Em maiúsculas escrever o título obtido (exemplo: LICENCIADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS). Segue o nome da instituição, cidade-país e ano de obtenção do título. Listar a última formação em ordem descendente.
  • Cursos e certificações: Escreva em maiúsculas o nome do curso, continue com a instituição, número de horas, cidade-país. É importante que inclua os cursos e licenças para o uso de softwares, sistemas, ferramentas, linguagens tecnológicas, cursos de idiomas e outras formações mais relevantes que tenha feito nos últimos 10 anos.
  • Informações adicionais: Esta seção é opcional. Você pode incluir sua experiência trabalhando e vivendo em outros países. Se tiver outras nacionalidades, idiomas, permissão de trabalho válida para trabalhar no país para o qual está enviando sua candidatura e disponibilidade para integrar-se ao novo emprego. Se for pessoa com deficiência.

O que mencionei NÃO é uma regra, mas é importante ter em mente que a pré-seleção de candidatos é feita nos primeiros dias da semana e a coordenação de entrevistas, testes e outras avaliações nos últimos dias da semana. No entanto, é uma metodologia de trabalho que ajuda os Recrutadores a organizar sua rotina semanal.

—  Rossana Narváez Espinoza, Consultora Sênior de Gestão de Talentos

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