A Fontana di Trevi é um local icônico e cheio de história na Itália, mas também é um dos mais fotografados no Instagram em todo o mundo.
Durante a temporada de verão, a onda de turistas que visitam a obra-prima do século XVIII é constante.
Lenda da Fonte de Trevi
A lenda diz que você deve seguir uma tradição específica se quiser voltar a Roma. Supostamente, se você jogar uma moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo, você voltará a Roma em algum momento de sua vida.
A tradição tem sido seguida à risca por centenas de anos e todos fazem um desejo antes de jogar uma moeda na fonte.
Para onde vai o dinheiro jogado na Fontana di Trevi?
Sabe-se que as moedas são recolhidas duas vezes por semana e esse dinheiro é destinado a doações de caridade, conforme detalham os cartazes ao redor.
A Reuters explica que a "extração das moedas é um espetáculo", pois são utilizados "trabalhadores da empresa regional de serviços públicos ACEA equilibrando-se na borda da enorme fonte barroca, usando longas vassouras e mangueiras de sucção".
"As operações de recolha e limpeza são realizadas o mais rapidamente possível para tentar reduzir o tempo de inatividade da fonte", explica Francesco Prisco, responsável da ACEA.
Assim as moedas são recolhidas na Fontana di Trevi
Prisco indicou que as moedas são varridas com uma vassoura longa e depois “são aspiradas por mangueiras e levadas ao escritório da Caritas, onde são espalhadas sobre uma mesa enorme para secar”, conforme reportado pelo NY Post.
A doação é feita para a Caritas, uma organização sem fins lucrativos liderada pela Igreja Católica, e eles utilizam esse dinheiro para financiar um banco de alimentos, um refeitório social e projetos de assistência social em Roma.
A Reuters informou que em 2022 a Cáritas arrecadou 1,4 milhões de euros (US$ 1,5 milhões) com a água e espera ter arrecadado ainda mais em 2023.