Social

Nga Wai, a rainha mais jovem do mundo

A monarca assumiu o trono neste mês de setembro após a morte de seu pai em um acidente de trânsito

Nga Wai es la reina más joven del mundo
Nga Wai é a rainha mais jovem do mundo (Foto: Captura de Youtube Karrewiet van Ketnet)

Nga Wai ou Ngā Wai Hono i Te Pō tornou-se a rainha mais jovem do mundo neste mês de setembro, após a morte repentina de seu pai, o rei maori Kiingi Tuheitia, de Ngaruawahia, na Ilha Norte da Nova Zelândia, que faleceu em um acidente de carro em 30 de agosto passado.

ANÚNCIO

Na maioria das monarquias, o trono é herdado pelo primeiro filho ou filha do rei, mas na cultura maori, o sucessor é escolhido pelo Conselho Consultivo Kiingitanga, criado em 1858.

Embora Nga Wai seja a filha mais nova do falecido rei maori e a única mulher, foi eleita para sucedê-lo no trono, tornando-se assim, aos 27 anos, a rainha mais jovem do mundo. Como nova monarca, ela deve representar os interesses de seu povo perante o mundo.

A cerimônia de coroação foi um grande evento em Ngaruawahia. Milhares de pessoas a aclamaram como a nova rainha, enquanto a ungiam com óleos sagrados e a abençoavam com a mesma Bíblia com a qual abençoaram seu pai quando foi coroado há 18 anos. Orações e cânticos são comuns nesse tipo de cerimônia, colocaram uma coroa de flores e um manto sagrado nela. Do trono de madeira esculpida, ela começou a atuar como a nova monarca.

Nga Wai, preparada desde muito nova para ser rainha

Nga Wai foi preparada desde muito jovem para ser rainha. Sempre se destacou por estar muito ligada à cultura maori, e aos 20 anos começou a assumir compromissos oficiais, destacando-se assim como uma forte candidata a ocupar o trono.

Nga Wai é a oitava monarca do povo maori e a segunda mulher rainha, pois a primeira foi sua avó, Te Arikinui Dame Te Atairangikaahu, que reinou por 40 anos até falecer em 2006.

A rainha Nga possui um mestrado em Estudos Culturais Maori pela Universidade de Waikato. Ela sempre foi defensora dos direitos da comunidade indígena de Ngaruawahia.

ANÚNCIO

“Vou ser sincera. Meu maior desejo é que toda a terra maori seja devolvida aos maoris”, disse em 2002 durante um encontro com o rei Charles III em Londres.

Um dos aspectos que a caracteriza é a sua tatuagem no queixo, que em sua cultura é conhecida como 'moko kauae', uma marca que as mulheres da cultura maori carregam e que significa sua identidade autêntica, feita quando passam da infância para a idade adulta.

O reinado de Nga Wai é visto por seu povo como uma esperança de manter sua cultura com uma mistura saudável com a modernidade, pois muitos consideram que a colonização afetou a tradição maori.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias