Todos já fomos vítimas de alguma imprecisão nos aplicativos digitais. Mas o que aconteceu na Índia contorna completamente as falhas e os padrões de otimização. Três pessoas morreram em um acidente de trânsito, porque o Google Maps supostamente lhes disse para atravessar uma ponte que não estava concluída.
ANÚNCIO
O trágico acontecimento ocorreu em uma cidade rural da Índia. Dois amigos viajavam de Gurugram para Bareilly de táxi, à noite, e o motorista teria confiado nas informações que o aplicativo lhe fornecia sobre o trajeto que deveria seguir.
O carro foi encontrado 24 horas depois por moradores de cidades próximas que o viram preso sob a estrutura em construção no rio Ramganga, em Faridpur. “Eles não tinham conhecimento das condições da ponte”, disseram algumas testemunhas do acidente, segundo o Gizmodo.
Um policial local, sem culpar o Google Maps, confirmou que o motorista realmente estava usando o aplicativo no momento da queda.
Os familiares das vítimas apontaram o pedido da gigante de Mountain View para a imprecisão que custou a vida aos seus entes queridos: “Eles estavam verificando a rota com o Google Maps e caíram da ponte incompleta”, disseram.
A culpa é apenas do Google Maps?
Além das informações erradas sobre a estrada, os familiares também responsabilizaram as autoridades rodoviárias das localidades da Índia, que não bloquearam a estrada, por impedirem os carros de circularem numa estrada que os leva a uma ponte inacabada.
“A estrada deveria ter sido bloqueada, mas não foi. Os mapas não deveriam ter mostrado que a ponte estava completa”, disseram.
ANÚNCIO
A tecnologia serve como auxiliar para facilitar a nossa vida, mas não devemos confiar cegamente em tudo o que ela nos diz. Esta não é a primeira vez que o Google Maps causa um acidente ou situação infeliz para um de seus usuários.
Em 2022, um caso semelhante ocorreu na Carolina do Norte. Um homem que dirigia em uma rodovia teria sido guiado pelo Google Maps para passar por cima de uma ponte que desabou anos atrás. Parentes processaram a gigante de Mountain View.