Robert Maudsley, de 71 anos, conhecido como o prisioneiro mais perigoso da Inglaterra e apelidado de “Hannibal, o Canibal”, passará mais um Natal em confinamento solitário. Ele está isolado há 46 anos em uma cela de vidro subterrânea, projetada especialmente para ele na prisão de Wakefield, Yorkshire. O caso foi relembrado recentemente pelo Daily Star.
ANÚNCIO
Quem é Robert Maudsley?
Maudsley foi preso pela primeira vez em 1974, após matar John Farrell, um homem que havia mostrado fotos de abuso infantil. Desde então, sua violência só aumentou: ele assassinou outros três detentos enquanto estava na prisão, tornando-se uma figura temida e controversa.
A cela de vidro
A cela de Maudsley é frequentemente comparada à do personagem fictício Dr. Hannibal Lecter, de “O Silêncio dos Inocentes”. Ela mede 5,5 x 4,5 metros, com paredes de vidro à prova de balas, uma cama de concreto e móveis feitos de papelão comprimido. A comida é entregue através de uma pequena abertura na porta de aço.
Leia mais:
- Carta aberta de pai de estudante de medicina morto por PM pede justiça a Lula: “Destruiu minha vida”
- “Meu filho chegou sangrando, não tinha como salvar”, diz mãe de estudante de medicina morto pela PM em SP
- Caso do estudante de medicina morto pela PM: vídeo mostra rapaz desarmado sendo executado à queima-roupa
Uma vida de isolamento
Maudsley é o prisioneiro mais antigo da Grã-Bretanha, tendo passado a maior parte de sua vida atrás das grades. Apesar de ser descrito como uma pessoa inteligente, com paixão por música clássica, poesia e arte, ele permanece isolado por representar um risco extremo. Seus pedidos por uma existência menos solitária foram repetidamente ignorados.
Os crimes de Maudsley
Além do assassinato de Farrell, Maudsley matou David Francis, um pedófilo, em 1977, com a ajuda de outro preso. No ano seguinte, ele assassinou mais dois detentos, Salney Darwood, que havia matado sua esposa, e outro prisioneiro cuja morte chocou pela brutalidade.
Robert Maudsley vive isolado em condições extremas, reflexo de seus crimes e do perigo que ainda representa. Neste Natal, enquanto outros prisioneiros têm algum contato social ou tempo ao ar livre, Maudsley, considerado como um dos assassinos em série mais perigosos da Inglaterra pelos tabloides britânicos, continuará em sua cela subterrânea.