Dawn Felicani se deparou com uma cena angustiante certa manhã: um gato estava preso em um pequeno pedaço de gelo a cerca de 12 metros da margem de um lago. Sem meios de resgatá-lo sozinha, ela ouvia o som do gelo rachando sob o peso do animal e entrou em pânico. O caso, trazido pelo The Dodo, aconteceu em Massachusetts, nos EUA.
ANÚNCIO
Imediatamente, Dawn ligou para o controle de animais, relatando a situação à oficial Kirsten Hirschler. “Ela estava soluçando e eu tentava mantê-la calma”, contou Hirschler.
Enquanto as duas conversavam pelo telefone, o gelo finalmente cedeu, e o gato caiu na água gelada.
Nesse momento, dois trabalhadores que estavam próximos, Nate Puza e Kristopher Seymour, perceberam o ocorrido e decidiram agir. Pegando um barco a remo e uma pá improvisada como remo, os homens partiram para o resgate.
Com rapidez e coragem, Nate conseguiu retirar o gato da água momentos antes que ele sucumbisse ao frio extremo. “Ele rapidamente acessou o gato e o tirou da água”, relatou o Controle de Animais de Westford em uma publicação no Facebook.
Cuidados e Recuperação
Após o resgate, o gato foi imediatamente envolvido em cobertores para aquecê-lo. Hirschler chegou logo depois e encontrou o animal seguro, mas em estado crítico. “Ele não se movia muito, tinha respiração superficial e estava visivelmente gelado ao toque”, explicou.
Levado a um veterinário, foi constatado que a temperatura corporal do gato estava tão baixa que não registrava no termômetro. Ainda assim, o felino começou a se recuperar rapidamente graças ao atendimento intensivo.
ANÚNCIO
Leia mais:
- Cães filhotes abandonados são flagrados se abraçando para se protegerem do frio
- Cão desenganado em abrigo é resgatado a 1 hora antes de ser sacrificado: “É surreal”
- Cachorrinho rosa confundido com bebê humano consegue reviravolta ao ser resgatado de negligência
De volta em casa
Sem microchip para identificá-lo, Hirschler compartilhou fotos do gato online, esperando que sua família o reconhecesse. Posteriormente, um casal logo entrou em contato, afirmando que o gato era deles e que se chamava Tiki.
Tiki havia escapado de casa na noite anterior e, provavelmente, foi perseguido por um predador até o lago, onde acabou preso no gelo. Quando seus donos chegaram para buscá-lo, revelaram algo surpreendente: Tiki tinha 20 anos e era cego.
Agora seguro em casa, ele já voltou à sua rotina normal, como se nada tivesse acontecido. “Não conseguimos acreditar que ele sobreviveu sem maiores problemas”, disseram Jon e Melaney Arden, seus donos.