Para ninguém é um mistério que a poluição, escassez de água e a seca são problemas que afetam milhões de pessoas em nível global.
Diante disso, uma empresa chamada Kumulus apresentou seu dispositivo Kumulus-1, capaz de produzir água potável utilizando a umidade do ar e energia solar.
Como funciona o Kumulus-1
Com sede em Túnis, Paris e Madrid, a Kumulus conseguiu desenvolver um dispositivo compacto capaz de gerar entre 20 e 30 litros de água potável por dia.
O design do Kumulus-1, que cabe em um metro cúbico, permite sua operação autônoma através de energia solar.
Este sistema aproveita a umidade atmosférica e a energia do sol, duas fontes renováveis, para oferecer uma solução descentralizada e autônoma ao desafio do abastecimento de água.
Assim, a água produzida pelo Kumulus-1 passa por um processo de filtragem e mineralização, garantindo sua potabilidade. Além disso, um filtro UV final garante a eliminação de bactérias.
Impacto em regiões áridas
Esta máquina, equipada com sensores e controlável remotamente, ajusta-se de acordo com a qualidade do ar, cumprindo os padrões internacionais de saúde.
Por esse motivo, a empresa já implementou projetos piloto em áreas remotas da África, incluindo a instalação de seus dispositivos em Kebili, Tunísia.
Em relação aos custos, a Kumulus assegura que produzir água com o Kumulus-1 é entre 20 e 30% mais econômico do que comprar água engarrafada, uma opção sustentável e acessível para muitas regiões.
E claro, essa tecnologia chega em um momento crucial: De acordo com as Nações Unidas, aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas enfrentam dificuldades para acessar o fornecimento de água potável.