Colunistas

A vez dos homens: novembro é azul

Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, entidades médicas em todo o mundo iniciam neste mês a campanha chamada Novembro Azul. O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos, e mais ainda para aqueles que são do fator de risco. O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o segundo mais prevalente entre os homens no Brasil.

Características e prevenção

Segunda a doutora Camila Rodrigues, urologista da UniRio, o câncer de próstata é caracterizado pelo crescimento exagerado da próstata, glândula localizada na parte baixa do abdômen. A hereditariedade é um dos principais fatores de risco. Quanto mais gerações afetadas, maior a chance do descendente desenvolver a doença.

Publicidad

Para prevenir uma doença mais grave, deve-se adotar medidas indispensáveis, como realizar exames periódicos de rastreamento (toque retal e PSA no sangue), prática de atividades físicas e alimentação saudável.

Preconceito com o exame

Hoje notamos uma melhora na informação sobre a doença. Apesar de ter diminuído o preconceito com o exame de toque, ele ainda existe, porém, sentimentos como medo e preconceito não podem superar os cuidados com a saúde. O mais importante é lembrar que a detecção precoce do câncer de próstata significa, frequentemente, a cura da doença. Fique bem, cuide-se bem!

Professor de Medicina e diretor geral do Instituto de Pediatria da UFRJ (IPPMG/UFRJ), Dr. Edimilson Migowski escreve às quartas-feiras. 

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias