Eu tinha uma visão tão ampla da corrida que, para ser honesto, preferi não arriscar na largada e encarei com muita naturalidade o fato de cair para 9º após a bandeira verde. Com 90 voltas pela frente, sabia que tinha carro para buscar posições e colocar em prática a estratégia traçada, que consistia em largar com pneus macios. Antecipei meu primeiro pit para a volta 14 e voltei momentaneamente em 15º, com o Scott Dixon atrás de mim. Foi aí que aconteceu todo o problema da volta 16.
Eu tenho convicção de que não cometi erro algum naquele acidente com o Dixon. Foi uma pena o que aconteceu, pois atrapalhou a minha corrida e a dele. Eu tinha a preferência da curva porque estava claramente na frente dele. Ali não tinha espaço para ele tentar a ultrapassagem.
O resultado foi que precisei ir novamente para o pit e, quando voltei, estava em 21º e com uma volta de desvantagem em relação ao líder. Para completar o quadro, com a pancada que o Dixon me deu, acabei com o volante desalinhado. Tenho certeza de que vocês podem imaginar o que é isso. Se para a gente, na estrada e em linha reta, já é desconfortável estar sem o alinhamento correto, calculem numa pista rápida e exigente como Mid Ohio. Apesar do sufoco, consegui ir recuperando, descontei a volta de desvantagem e fechei a prova em 15º.
Claro que não fiquei contente, mas o negócio é seguir em frente e buscar com todas as forças recuperar o tempo perdido nas provas restantes. São quatro etapas, incluindo a do Texas, que foi interrompida em junho por causa da chuva e será completada agora no dia 27 deste mês. Antes, teremos a disputa de Pocono no dia 21. Depois, em setembro, o campeonato será encerrado com a provas de Watkins Glen (4) e Sonoma (18). Continuo em 3º no campeonato e tenho fé de que vou chegar na última corrida entre os candidatos ao título.
Forte abraço e vamos que vamos!
Helio Castroneves, 38, nasceu em São Paulo e foi criado em Ribeirão Preto. É o piloto brasileiro com mais vitórias na Indy, com 27 conquistas, e venceu três edições da Indy 500 (2001, 2002 e 2009). Disputará em 2013 sua 16ª temporada na categoria e 14ª pelo Team Penske.