“O Mundo de Gelo E Fogo” – George R. R. Martin, Elio M. García e Linda Antonsson (Ed. Leya,149 págs., R$ 150)
Sem previsão para lançar o sexto livro das “As Crônicas de Gelo e Fogo”, o autor americano George R. R. Martin ao menos não deixa os fãs da saga na mão durante este hiato – a última obra, “A Dança dos Dragões”, saiu em 2011 nos EUA e no ano seguinte no Brasil.
A novidade da vez é o “O Mundo de Gelo e Fogo”, uma enciclopédia totalmente ilustrada que esmiúça cada personagem importante das casas Lannister, Targaryen e Stark, entre outras, além de explicar as diferentes eras, árvores genealógicas e terras do universo fictício criado por George R.R. Martin no início dos anos 1990.
Curiosamente, o autor de 66 anos assina a obra com outras duas pessoas: Elio M. Garcia Jr. e Linda Antonsson, fãs da saga que viraram consultores oficiais. O casal mantém o site
westeros.org e constantemente auxilia Martin em questões de continuidade.
Além de servir como guia e contar histórias não abordadas nos livros, a enciclopédia também dá a chance para o fã de saber como o autor imaginou o universo de Gelo e Fogo a partir de gigantescas ilustrações.
Recentemente, Martin admitiu que as imagens da série televisa são magníficas, mas não condizem necessariamente com as verdadeiras aparências – como, por exemplo, o trono de ferro, onde o rei governa os Sete Reinos, e a envergadura de Balerion, o Terror Negro, um dragão gigantesco que toca o terror em Westeros.
Série da HBO volta em abril
A quinta temporada da série “Game of Thrones”, baseada nas “As Crônicas de Gelo e Fogo”, estreia no dia 12 de abril, pela HBO, simultaneamente nos EUA e no Brasil.
O primeiro trailer da nova leva de episódios mostra um pouco do que a fez ser tão popular (pelo terceiro ano consecutivo, foi a mais pirateada no mundo, em 2014): cenas de guerra, tramas de vingança e efeitos visuais, tudo ao som de “Heroes”, clássico de David Bowie em versão da banda TV on the Radio.
Enquanto a data não chega, os fãs da saga se divertem como podem com pequenos teasers, como uma carta de três páginas divulgada na internet. Escrita por George R.R. Martin em 1993, ela revela detalhes do que poderia ser o desenlace da história – que seria originalmente uma trilogia, mas deve encerrar com um total de sete volumes.
O autor não se pronunciou sobre o vazamento, mas a carta, supostamente endereçada a uma editora, traz informações que não foram seguidas pelo próprio Martin no desenrolar das “As Crônicas de Gelo e Fogo.”