Celebrado no dia 25 de janeiro, o aniversário de São Paulo deste ano ganha uma atividade especial: a contação de histórias “Além das... Lendas urbanas paulistanas”.
Serão quatro sessões, realizadas entre os dias 25 e 29 em diferentes bibliotecas da zona sul da cidade: Amadeu Amaral (Saúde), Prefeito Prestes Maia (Santo Amaro), Paulo Duarte (Jabaquara) e Viriato Corrêa (Vila Mariana).
A atividade reúne clássicos do imaginário da cidade, como a Loira do Banheiro e os fantasmas do Theatro Municipal. Para trazer esses relatos, a contadora de histórias Giuseppina Burigo interpreta Martha, a mulher dos velórios. Ela era uma psicóloga, que estava pesquisando sobre a mulher de preto, uma entidade que liga o nosso mundo com o sobrenatural. A personagem é o ponto de partida para diversas lendas paulistanas.
“Eu conto histórias há algum tempo e sempre gostei muito de histórias de fantasmas. Comecei a pesquisar algumas lendas, na internet e abordando pessoas do meu entorno, e então começamos a pensar em como trabalhar esse repertório de lendas”, conta Burigo.
Nas sessões, ela é acompanhada de Giancarlo Burigo e Wellington Silva, que também interpretam personagens da trama. As lendas são todas da tradição oral da metrópole, envolvendo locais específicos, mas também inclui .
“Eu comecei a caçar o que tinha daqui e fui ver melhor o Castelinho [da Rua Apa], o Theatro Municipal… Então foi foi um pouco de pesquisa oral, de conversar com as pessoas, mas também um pouco de sair buscando as versões que as pessoas contam”, explica a contadora de histórias.
As histórias são acompanhadas de trilha sonora criada exclusivamente para o momento, compostas por Wellington Silva. É a oportunidade para conhecer o sobrenatural da selva de pedra, que completa 468 anos em 2022.
“É um momento de descontração, pra conhecer essas histórias que estão aqui na cidade. Ou mesmo relembrar alguma lenda que ouviu quando criança. Todo mundo já ouviu alguma história misteriosa sobre São Paulo”, finaliza Burigo.
LEIA TAMBÉM:
- Dia do Leitor: 5 dicas para você comemorar a data durante as férias
- Férias em bibliotecas de SP exploram universo dos games
Confira os horários das contações de histórias “Além das... Lendas urbanas paulistanas”:
- Dia 25 de janeiro, às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
- Dia 27 de janeiro, às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
- Dia 28 de janeiro, às 15h - Biblioteca Paulo Duarte
- Dia 29 de janeiro, às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa