Estilo de Vida

Metro reúne dicas que vão te ajudar a cumprir suas promessas para 2015

Fim de ano inspira mudanças. E para dar aquele empurrãozinho, vale pular sete ondinhas, tomar banho de mar, de cachoeira, e até de sal grosso. Também pode se vestir de branco, comer lentilha, romã e outros quitutes da sorte. Mas, para muita gente, esta é a hora de fazer a famosa listinha de promessas para ter uma vida melhor no próximo ano.

O problema é que muitas não se cumprem, outras tantas são esquecidas, e algumas parecem impossíveis. Ou será que não? Existe uma receita que pode ajudar a concretizar as metas e evitar a repetição das promessas no próximo ano?

Para você não ficar com fama de quem fala mas não cumpre, o Metro Jornal ouviu dicas de especialistas em diferentes áreas para que desta vez suas promessas não morram no papel ou virem purpurina antes do carnaval chegar.

Publicidad

Vou fazer academia

Apenas dois em cada dez adultos fazem exercícios físicos com o objetivo de manter a forma. Segundo pesquisa do IBGE, 46% dos brasileiros são sedentários. “A maioria tem ideia imediatista, quer resultado rápido, para agora, mas é preciso colocar isso como uma meta para a vida inteira”, avalia a educadora física, Cíntia Salton.

“Estabeleça uma meta maior. Por exemplo, perder 20 quilos em um ano, mas liste também outros objetivos menores, como ir três vezes por semana à academia, melhorar a alimentação e emagrecer dois ou três quilos”, sugere a educadora.

O segredo, segundo ela, é disciplina. “Temos sabotadores o tempo inteiro. Se você tem filhos, por exemplo, será fácil optar por ele em vez da academia. Não abandone seu bebê, mas antes de ter uma meta descubra o que pode te tirar do caminho, e se previna disso”.

Para ajudar, ela sugere visualizar sua conquista. “Se for mulher, por exemplo, veja-se tirando a canga na praia, sem receio, que equivale, no caso dos homens, a andar sem camisa de boa nessa verão.”

Vou emagrecer

Se a promessa for perder uns quilinhos para arrasar neste verão, estabeleça metas possíveis. “Não adianta querer emagrecer 20 quilos em um mês”, orienta Carol Stoffela, especialista em gastronomia e uma das pioneiras no Brasil da dieta Detox (abreviação de desintoxicação em inglês).

Se é emagrecer o que você quer, se organize e priorize isso. “Mude a alimentação, e estabeleça metas de redução de peso por períodos”. Para cumprir a promessa, mesmo que recorra a tratamentos médicos como drenagem linfática, inevitavelmente terá que optar por uma dieta alimentar e prática de atividades físicas.

Vou parar de fumar 

Publicidad

Balas, chicletes, adesivos de nicotina, medicamentos para amenizar a ansiedade e até apps com medição de estresse. Esses são alguns recursos para ajudar quem decidir encarar uma das promessas de ano novo mais comuns, parar de fumar. Também é, certamente, a mais difícil de cumprir.

“Primeiro passo é procurar ajuda e se informar a respeito”, indica a psicóloga Lourdes de Paula Gomes, diretora da Facis (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo). A psicóloga sugere ainda outro caminho: psicoterapia. “Pode ajudar no processo.”

Terei uma vida mais saudável

Promete a si mesmo uma vida saudável, mas sempre desiste? A psicóloga e “life coach” Tata Prado garante que você não está sozinho.

Publicidad

“Muitos me procuram dizendo isso”, conta. Para alcançar esse objetivo (e outros), é preciso combustível. “Para gerar energia precisamos alimentação saudável e exercício físico, que libera muitos hormônios de satisfação e prazer”.

Uma forma de driblar os fracassos é pegar leve no início. “Comece com uma caminhada, ou com qualquer outra atividade física, ou esporte, que lhe dê prazer”, sugere. A mente tem um papel fundamental também, garante Prado.

“É preciso ter o objetivo em mente, saber o que

Publicidad

quer”. E quando surgirem os obstáculos, ela sugere recordar-se do que o motivou. Escrever seu objetivo ajuda a visualizá-lo, segundo a “life coach”. “Avalie o que ganha se persistir e o que perde se desistir”. Por fim, procure se aproximar de pessoas com o mesmo objetivo. “Tudo ao nosso redor nos influencia.”

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias