Um novo golpe circula pelo aplicativo WhatsApp e continua fazendo vítimas. A fraude foi revelada nesta semana pela Kaspersky. Como divulgado pela empresa, o usuário recebe uma chamada telefônica onde é oferecido ingressos gratuitos para uma festa VIP.
Este é o mais novo golpe que visa roubar o WhatsApp da vítima e tem se tornado muito popular. Como parte da ação criminosa, o golpista, então, diz que enviou um código por SMS para vítima e solicita que ela confirme os seis números recebidos.
Ainda segundo o site, o que a vítima não percebe é que, na verdade, é o código de verificação de sua conta no aplicativo de mensagens.
Caso passe esta informação, o criminoso conseguirá sequestrar o mensageiro. Com o acesso, o golpista poderá se passar pela vítima e pedir dinheiro aos conhecidos. Para evitar este golpe, a Kaspersky listou algumas dicas para se proteger:
A dupla autenticação é um código de seis dígitos que o proprietário do WhatsApp cria e que será solicitado sempre que ele instalar o app em um novo dispositivo. Para cria-lo, siga os passos a seguir:
- Vá ao menu “configurações” no canto superior direito
- Entre na opção “Configurações”
- Em seguida clique em “Conta”
- Selecione “Confirmação em duas etapas
- Crie um código de seis dígitos que será sua dupla autenticação.
- Solicite que seu número seja retirado das listas de IDs de aplicativos que identificam chamadas; eles podem ser usados por golpistas para encontrar seu número a partir do seu nome.
- Quando possível, os usuários devem evitar usar a autenticação de dois fatores via SMS, optando por métodos mais seguros como a geração de uma autenticação única (OTP) via app (como o Google Authenticator) ou o uso de um token físico.
LEIA TAMBÉM: