Estilo de Vida

Missão em andamento para restaurar o computador de carga útil no telescópio espacial Hubble da NASA no espaço

Missão em andamento para restaurar o computador de carga útil no telescópio espacial Hubble da Agência Espacial Americana (NASA) no espaço.

Uma nova missão está em andamento para restaurar o computador de carga útil no telescópio espacial Hubble da Agência Especial Americana no espaço.

Como revelado pela NASA, por meio de comunicado, a instituição está trabalhando para resolver um problema com o computador de carga útil. O computador parou no domingo, 13 de junho, pouco depois das 16h (horário de Brasília). 

Depois de analisar os dados, a equipe de operações do Hubble está investigando se um módulo de memória em degradação fez com que o computador parasse. 

Publicidad

A equipe está se preparando para mudar para um dos vários módulos de backup nesta semana, o que já estaria em processo de realização. 

Como revelado pela NASA, o computador poderá funcionar por aproximadamente um dia para verificar se o problema foi resolvido. A equipe então reiniciaria todos os instrumentos científicos e retornaria o telescópio às operações científicas normais. Veja:

Importante equipamento espacial parou de funcionar na semana passada

O objetivo do computador de carga útil é controlar e coordenar os instrumentos científicos a bordo da espaçonave. 

Depois que a parada ocorreu no domingo, o computador principal parou de receber um sinal de “keep-alive”, que é um aperto de mão padrão entre a carga e os computadores das espaçonaves principais para indicar que está tudo bem. 

Como informado, por meio de comunicado, o computador principal então colocou automaticamente todos os instrumentos científicos em uma configuração de modo de segurança. 

A equipe do centro de controle do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, reiniciou o computador de carga útil na segunda-feira, 14 de junho, mas logo apresentou o mesmo problema.

Publicidad

Como revelado pela NASA, o computador de carga útil é um sistema NASA Standard Spacecraft Computer-1 (NSSC-1) construído na década de 1980. 

  1. CONFIRA MAIS:
  2. Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
  3. Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
  4. O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra
  5. Alerta sobre asteroide gigante que passará próximo à Terra no mês de maio
  6. Agência transforma informações captadas no espaço em áudio e resultado ‘macabro’ é impressionante
  7. Descobertas as primeiras radiografias do planeta distante Urano por meio de observatório da NASA

Ele faz parte do módulo Science Instrument Command and Data Handling, que foi substituído durante a última missão de manutenção do astronauta em 2009. 

Como detalhado, o módulo tem vários níveis de redundância que podem ser ligados para servir como o sistema primário quando necessário.

Publicidad

Telescópio Hubble da Agência Espacial Americana

Ainda de acordo com as informações, o Telescópio Espacial Hubble da NASA foi implantado em 25 de abril de 1990 a partir do ônibus espacial Discovery. 

Publicidad
  1. VEJA AINDA:
  2. Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
  3. Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
  4. Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância
  5. NASA começa a montagem final de nave espacial que vai monitorar asteroide Psyche

Evitando distorções da atmosfera, o Hubble tem uma visão desobstruída perscrutando planetas, estrelas e galáxias, alguns a mais de 13,4 bilhões de anos-luz de distância. Confira foto: 

Publicidad

Texto com informações da NASA

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias