Se o seu cachorro não faz o xixi no lugar correto, pode ser por dois fatores: educação ou saúde. A seguir você entende mais profundamente sobre esses motivos com informações do canal Tudo Sobre Cachorros.
Problemas de saúde
Segundo a veterinária Daniela Spinardi, um dos problemas de saúde relacionado ao trato urinário é a vontade do cachorro fazer xixi a todo momento, em pequenas quantidades. Uma das doenças com esse sintoma é a cistite, infecção na bexiga adquirida através de bactéria.
Outro problema que pode levar à cistite é a urolitíase, que é a formação de cálculos cristalinos no aparelho urinário do cão. Algumas raças são mais predispostas a ter esses problemas, como Dálmata, Chihuahua e Bulldog francês.
Motivos comportamentais
Existem três motivos principais para que o cachorro erre o local de fazer xixi, segundo o educador de animais Gustavo Campelo. O primeiro deles é o mais comum, que é o cachorro não saber onde fazer por nunca ter sido educado; o segundo motivo é para chamar atenção e o terceiro para marcar território.
No primeiro caso os cachorros não tem ideia do que é certo ou errado, por isso qualquer lugar é apto para eles. É justamente nesse ponto que o segundo problema acontece: os donos costumam dar atenção para o cachorro apenas em forma de bronca quando fazem algo errado, e não elogiam quando eles acertam, logo o animal aprende uma forma errada de chamar atenção.
O terceiro motivo acontece caso exista uma fêmea no cio ou outro cachorro por perto, logo o seu cão vai fazer xixi para mostrar que aquele espaço é dele.