Chegou o Natal e com ele toda a magia da troca de presentes, do encontro com a família e da deliciosa ceia. É nesse momento que muitas pessoas acabam saindo um pouco do caminho da dieta saudável e deixando para comer tudo o que evitou durante meses em apenas alguns dias.
Se você quer se manter firme em uma alimentação saudável, é possível não cair em tentação durante o período. Segundo a nutricionista Lys Araújo, “Mesmo que a oferta de alimentos seja grande nas ceias, ter controle e moderação no momento das refeições é um bom início. Não é necessário comer todos os alimentos disponíveis na mesa”, comenta. Para ela, não existem alimentos proibidos, mas é necessário evitar os exageros, principalmente com alimentos mais calóricos. A seguir você confere outras dicas da especialista.
Substituições
As comidas típicas desse período são repletas de gorduras, açúcares e sal, mas existe a possibilidade de adaptar esses pratos para uma forma mais saudável. “Por exemplo, o salpicão. É possível fazer uma receita deliciosa sem maionese, mas com iogurte natural. Para enriquecer o prato, opte pela ameixa, que ajuda a regular o funcionamento do intestino, pois é rica em fibras”, destaca Lys.
Aves
“O peru apresenta uma quantidade menor de gordura, sódio e calorias em relação ao chester. Contudo, se a preferência da família for o chester, invista na versão sem tempero. A temperada tende a apresentar mais sódio, corantes e conservantes, pois são utilizados temperos industrializados. Tanto para o chester quanto para o peru, aposte nas ervas naturais, adicione curry, páprica e azeite. Pequenos toques que irão deixar o alimento mais leve e gostoso”, comenta a nutricionista sobre o prato mais tradicional do Natal.
LEIA TAMBÉM:
Confira cinco passeios natalinos gratuitos para fazer em São Paulo
Este aplicativo te ajudará a não errar a receita da ceia de Natal
Os melhores filmes de natal da história do cinema
Refeição
Provavelmente no seu jantar ou almoço natalino terá uma mesa repleta de variedades alimentares, por isso, a dica é escolher uma opção de cada grupo e fazer apenas uma refeição completa, e não ficar consumindo esses alimentos durante toda a noite ou dia. Porém, as saladas e frutas podem ser consumidas livremente.
Bebidas
Bebidas alcóolicas são calóricas e podem desidratar o corpo rapidamente, além de desajustar o organismo. “É claro que uma taça de champanhe não colocará em risco todo o seu plano alimentar, mas evitar exagerar é importante. Opte por bebidas menos calóricas, como o espumante e vinho. O vinho tinto, além de tudo, é rico em resveratol – substância que atua como antioxidante”. Procure intercalar bebidas alcoólicas com copos d’água, mantendo o corpo hidratado e evitando a ressaca do dia seguinte.
Frutas secas e castanhas
As castanhas devem fazer parte de uma alimentação saudável o ano todo, não apenas nessa época, pois são fontes de gorduras boas. Porém, o consumo deve moderado, porque apesar dos excelentes nutrientes, elas podem conter bastante calorias. As frutas secas são uma ótima escolha devido as vitaminas de forma mais prática e agradável ao paladar, porém existe uma ressalva: “A fruta seca é uma fruta desidratada, que perdeu água, portanto os nutrientes estão concentrados ali. Resumindo, uma uva passa tem praticamente as mesmas calorias que uma uva antes de ser desidratada, só que como o volume dela é menor, a gente tende a comer em maior quantidade”, finaliza.