Se você é do tipo de pessoa romântica, que ama receber ou dar flores, essas dicas são para você. Esse gesto é uma bonita demonstração de amor e de carinho, porém, uma das coisas mais tristes é ver as flores murchando e ficando feias em pouco tempo.
Mas saiba que existem formas de evitar isso. A seguir você confere as dicas da engenheira agrônoma, Alessandra Fernandes, para o canal no Youtube, Mundo Agro, sobre como fazer as flores durarem mais tempo.
1. Corte
Antes de colocar as flores no vaso, faça um corte em bisel (diagonal) na base do caule de aproximadamente 3 centímetros. É importante que o corte seja feito em baixo d’água. Essa ação é feita para que a flor absorva mais água.
2. Folhas
Retire todas as folhas do caule que ficariam em contato com a água, pois todas as partes das plantas que ficam em contato com a água entram em processo de decomposição mais rapidamente.
3. Água
O ideal é preencher o recipiente em que a planta será colocada com, no máximo, 1/3 de água da capacidade, isso também evita um processo de decomposição mais rápido. Troque a água a cada 3 dias ou sempre que notar que a água está turva. Quando realizar esse processo aproveita para fazer um novo corte no caule da flor (dica 1).
LEIA TAMBÉM:
Os cristais podem te ajudar a ter um encontro melhor
Influenciadora descobre pelo TikTok que homem que conheceu durante as férias é casado
Os 3 melhores perfumes femininos nacionais lançados em 2021
4. Temperatura
A maioria das flores absorvem a água morna é absorvida mais facilmente, deixando as flores hidratadas por mais tempo. O ideal é que a água esteja em uma temperatura de quarenta graus.
5. Nutrientes
Quando as flores estão quietinhas nos canteiros, além da água, elas também absorvem nutrientes. Por isso, é importante acrescentar alguns ingredientes quando elas estão no vaso. Para um litro de água você pode adicionar uma colher de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de suco de limão e por último 1/2 colher de sopa de água sanitária. Esse último item evita bactérias.
6. Local
Sempre deixe os seus vasos com flores em um ambiente fresco, sem incidência direta do sol e sem vento.