Embora muitos ainda tenham a ideia de que a ansiedade é definida apenas por um medo sobre o que ainda não aconteceu, a verdade é que existem diversos sinais de origem psicológica e física que podem indicar que a situação está fora de controle e que precisa de ajuda.
O grande problema quando este sentimento não é controlado, é que pode impactar diretamente em sua rotina e em determinados casos resultar em quadros mais complexos.
Pensando nisso, trouxemos hoje uma lista com os sinais que indicam que você sofre com ansiedade e que necessita de auxílio profissional.
10 sintomas físicos e psicológicos de ansiedade
- Insônia;
- Sensação de estar “em seu limite”;
- Medo;
- Inquietação;
- Não consegue relaxar;
- Tensão muscular;
- Náusea;
- Taquicardia (quando seu coração está acelerado demais);
- Sudorese;
- Formigamento.
Não deixe de ver esta notícia: Saúde mental: 3 sinais de que seu amigo sofre de depressão e como ajudá-lo
Estes também podem ser sinais de ansiedade
- Calafrios;
- Angústia;
- Sensação de desmaio;
- Dor no peito;
- Não consegue se concentrar;
- Tonturas;
- Tremores;
- Pensamos negativos como tragédias, catástrofes, entre outros (que podem ser indicativos de depressão também).
(Com UOL).
#Atenção
Além da lista acima, outros sintomas podem ser listados e são indicativos de que uma pessoa sofre com ansiedade, independente do nível encarado. No entanto, para a análise e diagnóstico adequado, é preciso que você busque um profissional psicólogo, uma vez que este texto é apenas informativo.
É válido ressaltar que a ausência de acompanhamento adequado pode resultar em quadros como agorafobia, pânico, fobia social, entre outros, por isso a necessidade de ajuda especializada. Não esqueça que você não está sozinho.