Estilo de Vida

Você é capaz? Ajude os cientistas da NASA a encontrar nuvens em Marte neste mistério

Público pode aumentar a compreensão dos cientistas sobre a atmosfera do Planeta Vermelho.

Os cientistas da NASA esperam resolver um mistério fundamental sobre a atmosfera de Marte, e você pode ajudar. Eles organizaram um projeto chamado Cloudspotting on Mars que convida o público a identificar nuvens marcianas usando a plataforma de ciência cidadã Zooniverse.

Como detalhado pela NASA, a informação pode ajudar os pesquisadores a descobrir por que a atmosfera do planeta é apenas 1% tão densa quanto a da Terra, embora amplas evidências sugiram que o planeta costumava ter uma atmosfera muito mais espessa.

A pressão do ar é tão baixa que a água líquida simplesmente vaporiza da superfície do planeta para a atmosfera. Mas há bilhões de anos, lagos e rios cobriam Marte, sugerindo que a atmosfera devia ser mais espessa na época.

Publicidad

Como Marte perdeu sua atmosfera ao longo do tempo? Uma teoria sugere que diferentes mecanismos podem estar elevando a água na atmosfera, onde a radiação solar quebra essas moléculas de água em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio é leve o suficiente para então se deslocar para o espaço.

Como a Terra, Marte tem nuvens feitas de gelo de água. Mas, ao contrário da Terra, também tem nuvens feitas de dióxido de carbono, que se formam quando fica frio o suficiente para que a atmosfera marciana congele localmente. Ao entender onde e como essas nuvens aparecem, os cientistas esperam entender melhor a estrutura da atmosfera média de Marte, que tem cerca de 50 a 80 quilômetros de altitude.

Ajude os cientistas da NASA a encontrar nuvens em Marte neste mistério

Como detalhado pela NASA, o projeto gira em torno de um registro de 16 anos de dados do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência, que estuda o Planeta Vermelho desde 2006.

Embora os cientistas tenham experimentado algoritmos para identificar os arcos nos dados do Mars Climate Sounder, é muito mais fácil para os humanos identificá-los a olho nu.

O projeto Cloudspotting também pode ajudar a treinar algoritmos melhores que poderiam fazer esse trabalho no futuro.

Ainda de acordo com as informações, o trabalho inclui webinars ocasionais nos quais os participantes podem ouvir cientistas sobre como os dados serão usados. Saiba mais neste link.

Texto com informações da NASA

Publicidad
Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias