Quem pode dizer até quando um relacionamento estende a duração? Embora estabelecidos em conjunto, os compromissos não possuem data em seus prazos de validade e pode depender dos reparos para se sustentar ao longo dos anos.
Ao embarcar nos lances amorosos, é de se esperar que tudo seja um mar de rosas. No entanto, muitos esquecem que rosas possuem espinhos capazes de gerar grandes arranhões. O que define um relacionamento bom ou ruim, serão todas as experiências somadas. Em um compromisso saudável, o casal se sente bem e satisfeito.
Veja mais: Relacionamento: 3 coisas a se pensar ao deixar uma relação tóxica
Contudo, as fases ruins não significam falta de amor, paixão ou desejo. É completamente normal que a relação passe por momentos críticos e delicados. A resolução dos conflitos irá definir o andar da carruagem.
É necessário entender que os envolvidos no relacionamento são pessoas diferentes, cada um com suas individualidades. Os conflitos podem ser gerados devido às formas distintas de pensar em relação a certas coisas. O segredo para superar fases como essas é respeitar os limites de seu parceiro – além de exigir respeito aos seus limites – e se comunicar para descobrirem a melhor forma de contornar a situação para que o compromisso não seja afetado – e continue saudável.
Pensando nisto, o psicoterapeuta Ph.D. Robert Weiss, através do portal Psychology Today, identifica seis características-chave que diferenciam os casais duradouros dos que não são.
“Se o seu relacionamento exibe a maioria dessas características na maioria das vezes, você provavelmente está muito feliz nele, e seu parceiro provavelmente sente o mesmo”, diz Weiss.
Abaixo você confere seis segredos para uma relação duradoura.
1 - Aproveite a companhia um do outro: Jogue vídeo-games, passeie ao ar livre e se divirta. Procure atividades de lazer conjuntas sempre que possível.
2 - Conversem: o tempo de comunicação entre os envolvidos deve ser inegociável.
3 - Confiem um no outro: Seja honesto e aberto nas conversas.
4 - Releve as discordâncias ocasionais: Diferentes opiniões não devem gerar ressentimentos.
5 - Respeitem um ao outro: Tenha certeza de que ambos se sintam valorizados e assistidos.
6 - Tenha expectativas realistas: Nenhuma pessoa ou relacionamento pode ser perfeito o tempo todo.