A pancreatite é uma inflamação do fígado que ocorre quando as enzimas digestivas produzidas começam a ‘comer’ o próprio pâncreas. Quem possui essa condição inicialmente começam a sofrer com dores no estômago e na parte superior do abdômen e acaba se espalhando pelas costas.
Embora esse primeiro sintoma seja inofensivo e pouco preocupante, é preciso ficar atento pois, caso não tratado em tempo, pode gerar graves complicações.
A pancreatite também pode ser gerada a partir do consumo excessivo de álcool, tabagismo, distúrbios genéticos, doenças autoimunes ou ainda em pela quantidade excessiva de cálcio ou gordura no sangue.
Sintomas
De acordo com o site Meganotícias, a doença costuma aparecer apenas por alguns dias. Caso ela dure semanas, é conhecida como pancreatite aguda, e os sintomas são:
- Dor na parte superior do abdômen;
- Dor abdominal irradiando para as costas;
- Incômodo ao tocar o abdômen;
- Febre;
- Pulso rápido;
- Náusea;
- Vômito.
LEIA TAMBÉM: Zolpidem: esses são os efeitos colaterais do remédio utilizado para combater a insônia
Ainda é possível que a condição cause diminuição gradual de funções do pâncreas, nesse caso chamada de pancreatite crônica, com alguns outros sintomas:
- Dor na parte superior do abdômen;
- Dor abdominal que piora depois de comer;
- Emagrecer sem uma dieta específica para isso;
- Fezes oleosas e fétidas (esteatorreia).
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
ATENÇÃO!
Este texto tem como objetivo apenas informar, e não diagnosticar nenhuma doença. Em caso de dúvidas, busque um médico e nunca faça o uso de medicamentos sem prescrição.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ 3 hábitos que prejudicam o estômago e talvez você não saiba
⋅ Como não passar mal andando de carro ou transporte público?
⋅ As separações de dedos podem ajudar e muito no nosso bem-estar