Os rins são órgãos fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Eles são os responsáveis por filtrar as substâncias tóxicas que entram no organismo e controlam a concentração de água e sais minerais. Por conta disso, a insuficiência renal é considerada um problema grave. A condição ocorre quando um ou os dois rins param de funcionar parcialmente ou completamente. Nesse caso, o corpo não consegue filtrar as toxicas e os resíduos na corrente sanguínea e essas substâncias não são evacuadas corretamente na urina.
Segundo o site ‘Tua Saúde’, indivíduos com diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, maiores de 60 anos e com o histórico familiar da doença possuem mais probabilidade de desenvolver algum tipo de deficiência nos rins.
Sintomas
A insuficiência renal não se sustenta por muito tempo pois os sintomas vão exigir a procura por um médico rapidamente. “É um mito que os rins doem. Os rins são órgãos que têm muito pouca inervação (número de nervos) e quando incomodam é porque há uma infecção ou uma pedra, mas não doem por insuficiência renal”, explica o nefrologista Andrés Boltansky ao site da Clínica Davila.
LEIA TAMBÉM: Tétano é grave, não tem cura, mas pode ser prevenido. Veja os sintomas da doença
Os sintomas mais comuns são:
- Fadiga;
- Retenção de líquidos que causa inchaço nas pernas e pés;
- Diminuição do volume de urina;
- Falta de ar;
- Desorientação;
- Náusea;
- Fraqueza;
- Arritmia cardíaca;
- Dor no peito;
- Convulsões nos casos mais graves.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
ATENÇÃO!
Este texto tem como objetivo apenas informar, e não diagnosticar nenhuma doença. Caso apresente sintomas ou tenha dúvidas, procure um médico e nunca faça o uso de medicamentos sem prescrição.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ “Alergia à gravidade”: doença faz mulher desmaiar se ficar mais de 3 minutos em pé
⋅ Salsicha realmente faz mal para a saúde?
⋅ Intestino tem ligação direta com a saúde mental e especialistas explicam como isso acontece