A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Piracicamirim, em Piracicaba (SP), teve o atendimento suspenso após vazamento na tubulação de oxigênio na noite desta terça-feira (24), véspera de Natal. De acordo com a Guarda Municipal, o incidente ocorreu depois que um paciente, de 21 anos, internado no local, caiu sobre a estrutura ao tentar fugir pela janela da UPA, que precisou ser evacuada no momento do ocorrido.
Os outros pacientes internados no Pronto Socorro precisaram ser transferidos para área anexa à Unidade. O Corpo de Bombeiros foi chamado para estancar o vazamento, por volta das 21h. O rapaz que tentou fugir da UPA teve ferimentos e escoriações devido à queda e aos estilhaços de vidro. Segundo a Guarda, o paciente deu entrada na unidade devido a um surto psicótico.
Leia mais:
Idoso de 81 anos morre após ser esfaqueado por vizinho em surto psicótico no interior de SP
Homem em surto psicótico apavora vizinhos, atira em PMs e é preso em Pinheiros, São Paulo
Ele foi resgatado pela Guarda e segue internado sob escolta até que a polícia decida sobre o caso. Um agente fazia o patrulhamento na unidade, que funciona com atendimento 24 horas, relatou como foi o ocorrido.
“Eu fazia o patrulhamento quando, por volta das 21h, escutei um barulho muito alto, como uma explosão mesmo, que vinha dos fundos da UPA. Quando cheguei no local, vi uma rapaz correndo. Eu o acompanhei para detê-lo porque, em um primeiro momento, pensei que fosse algum bandido que tenta roubar. Mas, não, era um paciente que fugia do Pronto Socorro”, contou o agente da Guarda Antônio Luiz Gonçalez.
O caso foi registrado no Plantão Policial da cidade nesta quarta-feira.
A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou, em nota, que o atendimento segue normalmente na UPA Piracicamirim. “A coordenação da unidade já registrou boletim de ocorrência e a Prefeitura já apura os fatos”, comunicou no documento.