A pneumonia é um tipo de infecção que acomete os pulmões, mais precisamente a região conhecida como alvéolos pulmonares. A condição ocorre quando algum agente infeccioso, como bactérias, vírus, fungos ou alguma reação alérgica penetra o espaço alveolar, onde acontece a troca de fases.
Há casos em que a pneumonia é confundida com uma gripe, mas de acordo com o site especializado em saúde do Drauzio Varella, a doença não é transmitida facilmente.
Principais sintomas
A condição é geralmente associada ao avanço da idade, contudo, qualquer pessoa está sujeita a contrair a pneumonia. Os sintomas principais incluem:
- Febre alta;
- Tosse;
- Falta de ar;
- Dor no tórax;
- Alteração na pressão arterial;
- Confusão mental;
- Mal-estar;
- Secreção de muco amarelado ou esverdeado;
- Cansaço excessivo.
LEIA TAMBÉM: Diabetes: 5 sintomas incomuns da doença
Fatores de risco
Condições externas ou individuais podem acabar agravando a pneumonia, como por exemplo o cigarro, que pode causar reações inflamatórias no pulmão e facilitar a entrada de agentes infecciosos. Outros fatores como a exposição ao ar-condicionado, mudanças bruscas de temperatura e ainda gripes mal cuidadas também devem ser observados e evitados.
Tratamento
Para tratar a pneumonia é preciso seguir as recomendações médicas, que podem incluir o uso de antibióticos. Caso o paciente seja idoso, a internação pode se fazer necessária, ou ainda caso o indivíduo apresente febre alta, comprometimento dos rins, falta de ar, pressão arterial alterada, entre outras.
Frio causa pneumonia?
Uma das principais dúvidas sobre como ocorre a infecção é se o tempo frio pode causar a pneumonia. A resposta é não, pois a doença é causada por agentes externos, como bactérias e vírus. Contudo, no frio o contágio é facilitado pois as pessoas costumam a ficar mais tempo em lugares fechados, o que pode ocasionar em uma transmissão entre indivíduos.
Todavia, é preciso lembrar que a pneumonia, principalmente a causa por vírus, são mais contagiosas do que as bacterianas, mas o contágio também pode ocorrer, devido principalmente aos fatores de risco e à vulnerabilidade de cada pessoa.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
ATENÇÃO!
Este texto tem como objeto informar, e não diagnosticar doenças. Caso apresente sintomas ou tenha dúvidas, busque um médico e nunca faça o uso de medicamentos sem prescrição.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Muito tempo em pé? Saiba como evitar dores e vasinhos nas pernas neste Carnaval
⋅ Veja o que acontece com a sua saúde se você BEBER TODOS OS DIAS
⋅ Epidemia da dança: saiba mais sobre a ‘doença’ que fez franceses DANÇAREM ATÉ A MORTE no século 16