Relacionamentos podem apresentar diversos contextos de incompatibilidade de ideias e desentendimentos com o parceiro. No curso da vida, é natural que casais enfrentem tempestades em seus compromissos amorosos. No entanto, a linha do abuso, controle e manipulação jamais deve ser cruzada.
Em caso de cruzamento do limite, é melhor repensar a relação com o parceiro. Atitudes tóxicas de manipulação só revelam que o responsável se preocupa apenas consigo mesmo, não medindo esforços para ter suas vontades correspondidas. Isso pode acabar comprometendo a felicidade da vítima.
Parceiros abusivos sempre vão contra qualquer tipo de zona que te deixe confortável. Reflita se você se sente seguro ao lado do companheiro e observe suas atitudes. Caso ele apresente ações manipuladoras, está na hora de agir.
Extraído do portal Nueva Mujer, abaixo você confere três péssimos sinais apresentados pelo seu parceiro.
1 – Você não “deve” trabalhar
Embora possa parecer certa preocupação com você por “não precisar trabalhar”, a escolha não deve partir de seu parceiro. Caso se torne uma exigência, já se caracteriza como um grande sinal de controle.
Se o casal concordar em um trabalhar fora, enquanto o outro cuida da casa e das crianças, vale lembrar que se trata de uma decisão conjunta e do agrado de ambos. As decisões jamais poderão colidir com sonhos ou objetivos de ambos.
Leia mais:
2 – Você se sente atacado
Ele costuma te diminuir em frente aos amigos para soar como o “engraçado” da turma e resume tudo a uma “brincadeira”. Você é impossibilitado de achar ruim, pois, se o fizer, será visto como o culpado por “exagerar na reação”.
Em casos semelhantes, prepare-se para ser culpabilizado, pois seu parceiro jamais vai assumir ter cometido um erro.
“Quando seu parceiro se recusa a falar ou evita falar sobre assuntos que lhe dizem respeito e o manipula para acreditar que seu ponto de vista não é válido, é outra forma de controle “, explica a psicoterapeuta Amanda Perl à BBC .
3 – Há comparação
Um dos maiores vilões da autoestima é a comparação. “Olhe para a vida de fulano e veja como ele é, você também poderia ser assim”, são frases muito comuns no campo da medição de personalidades.
Quando vem de alguém que amamos, pode ser até mesmo um golpe baixo. Caso seu parceiro te compare com outra pessoa, inferiorizando quem você é, não perca mais tempo ao lado dele. Dar ouvidos a estes tipos de comentários dói e corrói por dentro.
Caso se identifique com os tópicos listados, saiba que já cruzou a zona do perigo há muito tempo e precisa rever sua situação.